AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46270 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3872 "inscrito_id" => 8687 "titulo" => "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD" "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) possui um papel de fundamental importância na educação, atingindo especificamente como se analisará aqui, a formação dos professores. Esta modalidade de ensino resulta da evolução tecnológica e da busca de conhecimento constante, o que torna este trabalho relevante, capaz de mostrar a importância da EaD nos cursos de formação de professores. O espaço de sala de aula da educação a distância e os papéis assumidos no grupo de alunos, sendo estes “professores” são diferentes das aulas presenciais e exigem habilidades e competências apropriadas para tal realidade. As diferenças estão ligadas ao uso das novas tecnologias, as quais dão suporte ao processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo traz em questão o uso do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (e-Proinfo), com o intuito também de fazer uma análise acerca da relevância dos cursos na modalidade EaD no processo de formação dos docentes, buscando igualmente averiguar o nível de conhecimento dos professores cursistas com relação as novas ferramentas tecnológicas e identificar as maiores dificuldades enfrentas por eles, diante disto, foi desenvolvido uma pesquisa com um grupo de professores que fazem parte da modalidade a distância, a pesquisa é classifica como descritiva, e quanto a sua abordagem é classificada como qualitativa, uma vez que engloba a perspectiva das pessoas envolvidas em relação ao fenômeno em foco, o que permitiu se ter uma visão mais ampla e compreensiva acerca da EaD e o uso das novas tecnologias frente ao processo formativo docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8687_17092018111713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WELLITHON BATISTA ZACARIAS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ WELLITHON BATISTA ZACARIA" "autor_email" => "wellithon.batista@aluno.u" "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46270 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3872 "inscrito_id" => 8687 "titulo" => "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD" "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) possui um papel de fundamental importância na educação, atingindo especificamente como se analisará aqui, a formação dos professores. Esta modalidade de ensino resulta da evolução tecnológica e da busca de conhecimento constante, o que torna este trabalho relevante, capaz de mostrar a importância da EaD nos cursos de formação de professores. O espaço de sala de aula da educação a distância e os papéis assumidos no grupo de alunos, sendo estes “professores” são diferentes das aulas presenciais e exigem habilidades e competências apropriadas para tal realidade. As diferenças estão ligadas ao uso das novas tecnologias, as quais dão suporte ao processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo traz em questão o uso do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (e-Proinfo), com o intuito também de fazer uma análise acerca da relevância dos cursos na modalidade EaD no processo de formação dos docentes, buscando igualmente averiguar o nível de conhecimento dos professores cursistas com relação as novas ferramentas tecnológicas e identificar as maiores dificuldades enfrentas por eles, diante disto, foi desenvolvido uma pesquisa com um grupo de professores que fazem parte da modalidade a distância, a pesquisa é classifica como descritiva, e quanto a sua abordagem é classificada como qualitativa, uma vez que engloba a perspectiva das pessoas envolvidas em relação ao fenômeno em foco, o que permitiu se ter uma visão mais ampla e compreensiva acerca da EaD e o uso das novas tecnologias frente ao processo formativo docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8687_17092018111713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WELLITHON BATISTA ZACARIAS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ WELLITHON BATISTA ZACARIA" "autor_email" => "wellithon.batista@aluno.u" "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }