A Educação a Distância (EaD) possui um papel de fundamental importância na educação, atingindo especificamente como se analisará aqui, a formação dos professores. Esta modalidade de ensino resulta da evolução tecnológica e da busca de conhecimento constante, o que torna este trabalho relevante, capaz de mostrar a importância da EaD nos cursos de formação de professores. O espaço de sala de aula da educação a distância e os papéis assumidos no grupo de alunos, sendo estes “professores” são diferentes das aulas presenciais e exigem habilidades e competências apropriadas para tal realidade. As diferenças estão ligadas ao uso das novas tecnologias, as quais dão suporte ao processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo traz em questão o uso do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (e-Proinfo), com o intuito também de fazer uma análise acerca da relevância dos cursos na modalidade EaD no processo de formação dos docentes, buscando igualmente averiguar o nível de conhecimento dos professores cursistas com relação as novas ferramentas tecnológicas e identificar as maiores dificuldades enfrentas por eles, diante disto, foi desenvolvido uma pesquisa com um grupo de professores que fazem parte da modalidade a distância, a pesquisa é classifica como descritiva, e quanto a sua abordagem é classificada como qualitativa, uma vez que engloba a perspectiva das pessoas envolvidas em relação ao fenômeno em foco, o que permitiu se ter uma visão mais ampla e compreensiva acerca da EaD e o uso das novas tecnologias frente ao processo formativo docente.