Nos cursos de licenciatura o estágio supervisionado é um espaço essencial para a formação inicial dos futuros professores. O objetivo principal desse estudo foi analisar a importância dos relatórios, como instrumento pedagógico de reflexão sobre as vivências dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios I e III do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Para tanto, o estudo caracteriza-se como documental, de abordagem qualitativa, as evidências observadas dão suporte as afirmações do pesquisador (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Com base na análise dos dados contatou-se que, muitas vezes, os relatórios são elaborados de forma reducionista, tanto no que concerne à descrição das experiências vivenciadas durante o estágio, quanto na análise crítica reflexiva destas. O estudo foi fundamentado no aporte teórico que embasam a perspectiva de professor crítico- reflexivo, Pimenta (2003), Schön (1992), saberes docentes, Tardif (2005), epistemologia emancipatória, Freire (1979). Constatou- se a necessidade do relatório ser trabalhado tanto pelo o professor orientador como pelo o estagiário como um instrumento pedagógico para a formação do pensamento crítico-reflexivo das vivências nos estágios durante toda a licenciatura.