OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NUMA PERSPECTIVA CRITICA REFLEXIVA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48496 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3332 "inscrito_id" => 1782 "titulo" => "OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NUMA PERSPECTIVA CRITICA REFLEXIVA" "resumo" => "Nos cursos de licenciatura o estágio supervisionado é um espaço essencial para a formação inicial dos futuros professores. O objetivo principal desse estudo foi analisar a importância dos relatórios, como instrumento pedagógico de reflexão sobre as vivências dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios I e III do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Para tanto, o estudo caracteriza-se como documental, de abordagem qualitativa, as evidências observadas dão suporte as afirmações do pesquisador (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Com base na análise dos dados contatou-se que, muitas vezes, os relatórios são elaborados de forma reducionista, tanto no que concerne à descrição das experiências vivenciadas durante o estágio, quanto na análise crítica reflexiva destas. O estudo foi fundamentado no aporte teórico que embasam a perspectiva de professor crítico- reflexivo, Pimenta (2003), Schön (1992), saberes docentes, Tardif (2005), epistemologia emancipatória, Freire (1979). Constatou- se a necessidade do relatório ser trabalhado tanto pelo o professor orientador como pelo o estagiário como um instrumento pedagógico para a formação do pensamento crítico-reflexivo das vivências nos estágios durante toda a licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOL, RELATÓRIO DE ESTÁGIO, PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1782_13092018103154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA APARECIDA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alana_avancar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48496 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3332 "inscrito_id" => 1782 "titulo" => "OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NUMA PERSPECTIVA CRITICA REFLEXIVA" "resumo" => "Nos cursos de licenciatura o estágio supervisionado é um espaço essencial para a formação inicial dos futuros professores. O objetivo principal desse estudo foi analisar a importância dos relatórios, como instrumento pedagógico de reflexão sobre as vivências dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios I e III do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Para tanto, o estudo caracteriza-se como documental, de abordagem qualitativa, as evidências observadas dão suporte as afirmações do pesquisador (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Com base na análise dos dados contatou-se que, muitas vezes, os relatórios são elaborados de forma reducionista, tanto no que concerne à descrição das experiências vivenciadas durante o estágio, quanto na análise crítica reflexiva destas. O estudo foi fundamentado no aporte teórico que embasam a perspectiva de professor crítico- reflexivo, Pimenta (2003), Schön (1992), saberes docentes, Tardif (2005), epistemologia emancipatória, Freire (1979). Constatou- se a necessidade do relatório ser trabalhado tanto pelo o professor orientador como pelo o estagiário como um instrumento pedagógico para a formação do pensamento crítico-reflexivo das vivências nos estágios durante toda a licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOL, RELATÓRIO DE ESTÁGIO, PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1782_13092018103154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA APARECIDA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alana_avancar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }