Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA INTERVENÇÃO.

Palavra-chaves: LÍNGUA INGLESA, APRENDIZADO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LÍNGUA ESTRANGEIRA Pôster (PO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46980
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2805
    "inscrito_id" => 438
    "titulo" => "DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA INTERVENÇÃO."
    "resumo" => "A presença da língua inglesa no dia-dia dos brasileiros é cada vez mais comum, uma vez que há diversas palavras que usamos no cotidiano que são oriundas do idioma estrangeiro. Contudo, nem sempre isso é percebido, pois as mesmas já estão inseridas de forma natural no dia a dia dos brasileiros de diferentes faixas etárias e de diferentes contextos sócio-econômicos. Diante desse panorama, questiona-se: O que estimula um estudante a aprender uma nova língua, especialmente o inglês? Que fatores influenciam, positivamente e negativamente, o seu aprendizado? Que métodos são mais adequados? As respostas a esses questionamentos constituem o corpo da pesquisa, cujo cunho foi bibliográfico, partindo das ideias e teorias de estudiosos na área do ensino da língua inglesa e da psicolinguística. Assim, o presente estudo buscou investigar os fatores que dificultam a aprendizagem e aquisição de uma língua estrangeira. Ademais, realizou-se uma levantamento de diferentes maneiras de intervir metodologicamente, ou seja, os principais métodos de ensino da língua inglesa expostos na literatura, ressaltando suas contribuições para uma aprendizagem mais eficaz. Apresentam-se alguns exemplos de práticas pedagógicas para o ensino do inglês nas escolas que contribuem para a fixação de vocabulário deste idioma por parte do estudante, visando uma forma mais natural e simples de aprendizagem que assegure um melhor desempenho no uso da língua, tanto em situações de avaliação acadêmica quanto em situações do cotidiano em que ele precise utilizar a língua inglesa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, APRENDIZADO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA15_ID438_10092018174210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ PAULO ALEXANDRE DE BARROS JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ PAULO JÚNIOR"
    "autor_email" => "josepaulo08@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46980
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2805
    "inscrito_id" => 438
    "titulo" => "DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA INTERVENÇÃO."
    "resumo" => "A presença da língua inglesa no dia-dia dos brasileiros é cada vez mais comum, uma vez que há diversas palavras que usamos no cotidiano que são oriundas do idioma estrangeiro. Contudo, nem sempre isso é percebido, pois as mesmas já estão inseridas de forma natural no dia a dia dos brasileiros de diferentes faixas etárias e de diferentes contextos sócio-econômicos. Diante desse panorama, questiona-se: O que estimula um estudante a aprender uma nova língua, especialmente o inglês? Que fatores influenciam, positivamente e negativamente, o seu aprendizado? Que métodos são mais adequados? As respostas a esses questionamentos constituem o corpo da pesquisa, cujo cunho foi bibliográfico, partindo das ideias e teorias de estudiosos na área do ensino da língua inglesa e da psicolinguística. Assim, o presente estudo buscou investigar os fatores que dificultam a aprendizagem e aquisição de uma língua estrangeira. Ademais, realizou-se uma levantamento de diferentes maneiras de intervir metodologicamente, ou seja, os principais métodos de ensino da língua inglesa expostos na literatura, ressaltando suas contribuições para uma aprendizagem mais eficaz. Apresentam-se alguns exemplos de práticas pedagógicas para o ensino do inglês nas escolas que contribuem para a fixação de vocabulário deste idioma por parte do estudante, visando uma forma mais natural e simples de aprendizagem que assegure um melhor desempenho no uso da língua, tanto em situações de avaliação acadêmica quanto em situações do cotidiano em que ele precise utilizar a língua inglesa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, APRENDIZADO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA15_ID438_10092018174210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ PAULO ALEXANDRE DE BARROS JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ PAULO JÚNIOR"
    "autor_email" => "josepaulo08@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presença da língua inglesa no dia-dia dos brasileiros é cada vez mais comum, uma vez que há diversas palavras que usamos no cotidiano que são oriundas do idioma estrangeiro. Contudo, nem sempre isso é percebido, pois as mesmas já estão inseridas de forma natural no dia a dia dos brasileiros de diferentes faixas etárias e de diferentes contextos sócio-econômicos. Diante desse panorama, questiona-se: O que estimula um estudante a aprender uma nova língua, especialmente o inglês? Que fatores influenciam, positivamente e negativamente, o seu aprendizado? Que métodos são mais adequados? As respostas a esses questionamentos constituem o corpo da pesquisa, cujo cunho foi bibliográfico, partindo das ideias e teorias de estudiosos na área do ensino da língua inglesa e da psicolinguística. Assim, o presente estudo buscou investigar os fatores que dificultam a aprendizagem e aquisição de uma língua estrangeira. Ademais, realizou-se uma levantamento de diferentes maneiras de intervir metodologicamente, ou seja, os principais métodos de ensino da língua inglesa expostos na literatura, ressaltando suas contribuições para uma aprendizagem mais eficaz. Apresentam-se alguns exemplos de práticas pedagógicas para o ensino do inglês nas escolas que contribuem para a fixação de vocabulário deste idioma por parte do estudante, visando uma forma mais natural e simples de aprendizagem que assegure um melhor desempenho no uso da língua, tanto em situações de avaliação acadêmica quanto em situações do cotidiano em que ele precise utilizar a língua inglesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.