MELO, Maria Aparecida Vieira De. A ordem do discurso do ensino de arte na educação do campo. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46050>. Acesso em: 22/11/2024 00:45
Descrever a ordem do discurso do ensino de artes na educação do campo por meio da análise arqueológica do discurso (AAD) de Michel Foucault (2010), é o que se propõem neste trabalho. Desta feita, salienta-se, que o programa nacional do livro didático para a educação do campo, em particular, a coletânea Novo Girassol: saberes e fazeres do campo – o livro de artes permeará a análise que se pretende realizar sobre o que tem do passado no presente do ensino de artes? E quais tendências formativas do passado ainda se mantêm atualmente no ensino da arte? Objetiva-se com esta produção analisar a ordem do discurso da imagem visual do livro de artes, em particular o desenho das crianças como resposta as atividades propostas, e mais especificamente, mapear as imagens visuais que os alunos realizaram no livro enquanto repostas, escavar as tendências pedagógicas que estão mais presentes no livro de artes e identificar o jogo de imagens na categoria de desenhos e fotografias que compõem a organização do livro de artes do Novo Girassol: saberes e fazeres do campo. Conclui-se que a pesquisa nos inclina para sabermos que a ordem do discurso da imagem visual presente no livro de artes analisado possibilita uma compreensão acerca de artes enquanto reprodução, ou seja, não há uma preocupação com as técnicas do fazer artístico limitando o aluno a explorar suas competências e habilidades, destacando, portanto, a tendência tradicional de ensino.