Alguns conteúdos do ensino de Biologia, apresentam vários desafios para que o educando possa ter aprendizagem significativa de seus conteúdos. Pois, apenas através de aulas teóricas ou até mesmo laboratoriais grande parte dos estudantes não chegam à uma aprendizagem significativa, devido à alta complexidade do assunto. Nesse contexto utilizar métodos diferenciados é imprescindível para atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes em aprender. Sendo assim, este trabalho consiste em um relato de experiência sobre a confecção de um livro em formato pop-up sobre o Tecido Muscular, como estratégia metodológica diferente para trabalhar Histologia no ensino de Biologia, despertando o interesse para construção e utilização de recursos didáticos que possam auxiliar uma aprendizagem significativa. O livro pop-up foi confeccionado através de uma proposta na Disciplina de Histologia Geral, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Centro Acadêmico de Vitória. Para a elaboração do livro foram utilizados técnicas de dobradura de papel e linguetas. Após a finalização o mesmo foi apresentado na disciplina Histologia Geral. O livro pop-up foi nomeado Os Segredos do Músculo, com o tamanho 30x20 e 10 páginas, contendo informações sobre os tipos de células que compõem os tecidos fundamentais, a organização e localização dos músculos, além de informações gerais e curiosidades sobre o tema. A confecção desse livro, proporcionou uma boa experiência, pois estimulou a criatividade e também pode ser utilizado como um instrumento avaliativo. E por ser um instrumento lúdico, o livro pop-up é capaz de prender atenção, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.