Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA PERMANÊNCIA DOS DISCENTES CONCLUINTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO NO IFPB-CAMPUS CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, PERMANÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      concerne à permanência e êxito acadêmico de estudantes nas Instituições públicas de Ensino e surgiu\r\n
      das experiências de servidores da Coordenação de Assistência Estudantil do Instituto Federal de\r\n
      Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, Campus Campina Grande. Diante disso, o nosso\r\n
      principal objetivo neste trabalho foi analisar as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil\r\n
      como mecanismo de inclusão para os estudantes dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio que\r\n
      foram contemplados de forma concomitante no Programa de Moradia e no Programa de Alimentação.\r\n
      Na coleta de dados aplicamos um questionário com perguntas estruturadas aplicado com os estudantes\r\n
      concluintes que desde o ingresso a Instituição se submeteram ao processo de seleção para os\r\n
      Programas de Assistência ao Estudantil no período de 2015 a 2018. Utilizamos a análise de conteúdo\r\n
      para desvelar os dados qualitativos. A nossa amostra foi composta apenas por estudantes dos cursos\r\n
      Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O desenvolvimento desse trabalho foi de extrema importância,\r\n
      porque nos permitiu perceber quais as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil para a\r\n
      permanência e o êxito acadêmico dos estudantes, bem como as dificuldades apontadas pelos mesmos\r\n
      desde o ingresso até o último ano para permanecer na Instituição. Deste trabalho surge a possibilidade\r\n
      de se fazer uma pesquisa com os discentes egressos desta instituição e que foram contemplados com\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho aborda a inclusão social na Educação, partindo de uma problemática que concerne à permanência e êxito acadêmico de estudantes nas Instituições públicas de Ensino e surgiu das experiências de servidores da Coordenação de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, Campus Campina Grande. Diante disso, o nosso principal objetivo neste trabalho foi analisar as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil como mecanismo de inclusão para os estudantes dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio que foram contemplados de forma concomitante no Programa de Moradia e no Programa de Alimentação. Na coleta de dados aplicamos um questionário com perguntas estruturadas aplicado com os estudantes concluintes que desde o ingresso a Instituição se submeteram ao processo de seleção para os Programas de Assistência ao Estudantil no período de 2015 a 2018. Utilizamos a análise de conteúdo para desvelar os dados qualitativos. A nossa amostra foi composta apenas por estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O desenvolvimento desse trabalho foi de extrema importância, porque nos permitiu perceber quais as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil para a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes, bem como as dificuldades apontadas pelos mesmos desde o ingresso até o último ano para permanecer na Instituição. Deste trabalho surge a possibilidade de se fazer uma pesquisa com os discentes egressos desta instituição e que foram contemplados com os programas de assistência estudantil e investigar as suas percepções de êxito acadêmico e/ou profissional.

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