O presente estudo teve como objetivo analisar quais as barreiras que impedem a inclusão educacional em uma escola pública do Recife. As discussões aqui presentes nos fazem refletir sobre os princípios básicos da educação inclusiva, ressaltam as características da mesma que, valoriza as diferenças dos estudantes, pois, elas sempre existiram no contexto da sala de aula. No entanto, na inclusão as adversidades são reconhecidas e valorizadas, uma vez que o cotidiano escolar é voltado para a formação dos cidadãos. Observar como a inclusão ocorre e as barreiras ainda existentes no sistema de ensino surgiu através da pesquisa oferecida pela disciplina de Fundamentos da Educação Inclusiva, do curso de pedagogia, da Universidade Federal de Pernambuco. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo. Para isso, realizamos 5 observações da escola quanto aos aspectos físicos e atitudinais, da sala de aula, além de entrevistas por meio de um roteiro semiestruturado com o regente de sala da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Vice Dirigente da escola. As limitações presenciadas no interior da escola, no âmbito pedagógico, físico e atitudinal se configuram como barreiras e nos forneceram informações necessárias para refletir as práticas pedagógicas que ainda distanciam o ensino como direito para alunos e alunas com deficiência.