: O objetivo do presente trabalho centra-se em discutir as práticas indissociáveis do cuidar e educar na Educação Infantil no Brasil. Para tal abordaremos os marcos históricos do surgimento dessa etapa educacional, para posteriormente, focarmos nas legislações brasileiras nos dias atuais. As instituições infantis no país sofreram mudanças em suas funções, as quais passaram pelo assistencialismo, custódia, privação cultural e educativa, chegando a direito garantido pela Constituição Federal de 1988, momento fundamental para a Educação Infantil (EI), considerada como primeira etapa da Educação Básica em 1996, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9394/96). Politicamente, percebe-se avanço significativo da legislação brasileira no que diz respeito ao direito da criança à educação de qualidade desde a tenra idade, na expansão do número de vagas, mas a realidade denuncia um grande desacerto entre o discurso da lei e o cotidiano de muitas escolas infantis. Para descrever e compreender sobre o assunto foram analisadas as legislações vigentes e realizado levantamento bibliográfico sobre o tema. Percebemos que apesar dos avanços na legislação ainda existem uma dualidade no atendimento oferecido às crianças dependendo de suas condições financeiras.