O presente trabalho é um relato de experiência de regência em uma turma de grupo II da Educação Infantil, vivenciada durante a disciplina prática pedagógicaVI, do curso de Pedagogia da UFPE. A pesquisa tem como objetivo promover o desenvolvimento da oralidade e os processos de interação dos estudantes com o meio ambiente ao qual estão cercados e para que cuidem do seu ambiente. Utilizou-se como instrumentos as observações da rotina da creche e as aulas, que subdividiram-se em três eixos, sendo eles: aula 1 -conhecendo o ambiente a nossa volta, aula 2 -os animais e aula 3 –reciclagem, feitas a partir do plano didático que teve por tema “Meio Ambiente: conhecer para cuidar” Como resultado e discussão desse trabalho obtivemos a participação das crianças na exploração do ambiente externo aguçando o lado investigativo, despertando a curiosidade e promovendo o diálogo individual e coletivo, o envolvimento maior da equipe da sala, professora, auxiliar de desenvolvimento infantil e estagiárias, assim como a importância da troca de saberes que contribuem na formação das crianças na temática meio ambiente desde o ensino básico.