Esta pesquisa teve como objetivo identificar os elementos transformadores da prática pedagógica para uma educação pautada na diversidade, pois acreditamos que a reflexão sobre a educação escolar não pode prescindir do respeito à diversidade e do compromisso com a busca de uma pedagogia que supere a exclusão, visando à formação para a cidadania e a construção de valores democráticos. Para a realização da mesma foi feita uma pesquisa de campo com aplicação de questionários do tipo semiestruturado para 40 alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Professor José Olímpio Maia, situada em Brejo do Cruz – PB. A maioria do público entrevistado situa-se na faixa-etária entre 17 a 19 anos de idade. Segundo os dados da pesquisa os conflitos observados com maior frequência com relação a sexualidade estão representados pela pressão no contexto social, familiar e conflitos interpessoais. Com relação as agressões elas ocorrem geralmente e costumam ser físicas, verbais e principalmente morais. A homossexualidade faz sempre parte das questões levantadas pelos alunos e é compreendida por eles como uma situação de interesse sexual, diferença de gênero sexual e em maior amplitude pela palavra gay. A concepção e a contracepção também são temas de interesse e duvidas, e que na opinião dos alunos deveriam ser mais discutidos dentro da escola. A maioria dos professores que trabalha com a temática sexualidade é da área de ciências e isso deveria ser revisto pela escola, pois todos os professores poderiam fazer uso de material didático para trabalhar essa questão de forma interdisciplinar.