A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido alvo de discussões no âmbito das políticas educacionais, seja pela imprescindibilidade de sua materialização ou pelo descaso que tem enfrentado no atual cenário educativo. De toda forma, algo é inconteste: a necessária formação de professores para atuar nessa modalidade educativa, na perspectiva de desenvolvimento profissional. Nesse sentido, o que nos revela a literatura sobre os aspectos que devem delinear o desenvolvimento profissional dos professores, estes agentes ativos da mudança? Considerando-se a importância da formação continuada, assumimos que esse processo necessita ser ancorado pela reflexão e colaboração. Essas são características basilares do desenvolvimento profissional que possibilitam o diálogo reflexivo, o trabalho conjunto, a discussão de ideias e a reestruturação do pensamento. Contudo, tais dimensões do desenvolvimento profissional são inviabilizadas por uma cultura profissional docente, fortemente marcada pelo isolamento. Partindo dessa problemática, procura-se, a partir da revisão da literatura, com base em reflexões teóricas e estudos empíricos, tecer considerações, de como a colaboração e a reflexão contribuem para o desenvolvimento profissional professores e, por conseguinte, possibilitam a mudança educacional.