Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/2003

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ETNIA, IDENTIDADE. Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente curso de extensão, realizado no ano de 2016, visou a formação inicial com acadêmicos (as) do 3º ano do curso de Licenciatura em Pedagogia e do 2º ano do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o intuito de refletir sobre questões teóricas e conceituais das Relações Étnico Raciais na escola. Objetivou-se ainda apresentar propostas pedagógicas como possibilidades de intervenções na Prática Pedagógica e no cotidiano escolar, a serem desenvolvidas com as crianças das Comunidades Quilombolas do município de Castro/PR. Destaca-se a relevância do presente curso de extensão visto a necessidade de uma aproximação dos (as) acadêmicos (as) dos cursos de licenciatura como tema em questão, visando atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, contidos no Parecer 003/2004 elaborados pelo CNE, que regulamenta a alteração trazida pela Lei 10639/2003 à Lei 9394/1996, nos seus artigos 26, 26A e 79B. O citado Parecer 003/2004 buscou traçar orientações curriculares nacionais para os diversos níveis da educação brasileira. Neste sentido, esta proposta se insere nas políticas públicas afirmativas que objetivam a superação das desigualdades sociais e o cumprimento da legislação vigente no âmbito escolar.

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