O espaço universitário diferencia-se do espaço escolar, visto que cada um possui suas peculiaridades, muito embora o funcionamento de ambos estar atrelado aos processos de formação do cidadão crítico, reflexivo e atuante na sociedade vigente. No que se refere ao meio universitário, bem como aos estudantes de licenciatura, sem distinções de área, apenas as experiências vivenciadas no ambiente acadêmico, certamente são ineficientes quanto a formação como professor, deste modo, tornando-se fundamental para o desenvolvimento desse indivíduo na esfera do magistério, experiências de âmbito diversificado, de aspecto social, cultural, tecnológico e, claro, pedagógica. Nesse sentido, a relação de parceria estabelecida entre a universidade e a escola, seja de ensino fundamental ou médio, no campo da licenciatura, é algo imprescindível a esse processo formativo. É, portanto, de relevante importância que esse sujeito em formação, não se aproprie somente das teorias pedagógicas, mas também que se aproxime, mergulhe e dialogue com a docência, com o exercício docente. E com isso, procurar estabelecer uma relação entre teoria e prática, presente e necessária nesse transcurso de formação para o magistério. Seguindo as premissas dessas relações, objetiva-se expor dimensões teórico-prática, destacando-as nas primeiras experiências da formação inicial docente, proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual também sugere uma nova abordagem para o ensino de Biologia, com perspectivas na Natureza da Ciência (NdC), isto é, o ensino de Biologia com fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos, além de fomentar valorosas contribuições na construção de uma base teórica metodológica necessária ao licenciando.