Essa pesquisa buscou identificar e analisar as concepções de alunos do ensino básico sobre os conceitos relacionados a resíduos sólidos, bem como caracterizar as atitudes dos alunos quanto a geração, identificação e separação destes resíduos. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Belém Câmara, situada na cidade do Natal/RN, e aplicada a alunos do 1º ano do ensino médio. O questionário semiestruturado apresentava questões referente a caracterização dos alunos e levantamento das concepções, contendo 19 questões. Os resultados demonstram de forma geral que a percepção dos alunos em relação a lixo, resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem é ingênua e restrita, com conceitos em sua maioria simplista e com base em seus conhecimentos prévios, e que essa percepção reflete em suas práticas ambientais, visto que a maioria não separa e nem trata seus resíduos. Além disso, os alunos não fazem nenhuma relação com os recursos naturais, ou seja, que todo resíduo gerado anteriormente constituía um recurso natural. Portanto, observa-se que é mais que necessário implementar a Educação Ambiental no âmbito escolar, não com ações pontuais responsabilizadas pelo profissional de Ciências/Biologia, mais sim, de forma interdisciplinar atingindo todos os níveis de educação formal e informal.