O tema limites atualmente tem levantado muitos questionamentos tratando-se da educação. Para, além disto, na área emocional tem afetado com tamanha magnitude as crianças que não são submetidas aos limites, as quais podem sofrer graves danos à sua infância, sem ter discernimento ou apresentarem condutas desejáveis na sociedade. Considere-se a palavra limites em suas duas vertentes. Na primeira, o fenômeno no qual as famílias vêm com as gerações perdendo a consciência de regras e normas adotadas em nossa sociedade. Sabemos da importância de se manter estes nortes em se tratando do convívio pacífico e respeitoso para com cada integrante desta sociedade. Na segunda, abordando o limite se tomará por base como transpor barreiras, os obstáculos que por muitas vezes são impostos por superproteção dos familiares em se tratando da liberdade considerada importante para o desempenho das crianças nessa fase da vida. Destarte, o objetivo deste trabalho é o pensamento reflexivo acerca dos limites estabelecidos sobre nossas crianças, na perspectiva do desenvolvimento da criança para transpor esses limites negativos, tornando-os adultos que veem possibilidades para avançar em seus objetivos. Neste viés, alguns problemas relacionados a não ultrapassar essas barreiras ocasiona uma frustração que vai afetar o desenvolvimento dessas crianças na sua adolescência até a fase adulta. O estudo compreendeu uma pesquisa bibliográfica, com característica qualitativa de caráter reflexivo, fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Taille (2006). Conclui-se necessário este estudo, tendo em vista tantos problemas na formação sócio-emotiva da sociedade desta era, presando pelo bem estar dos adultos que hão de vir.