Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃOINFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES

Palavra-chaves: FAMÍLIA, ESCOLA, DESENVOLVIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48890
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2489
    "inscrito_id" => 5878
    "titulo" => "RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃOINFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "A relação família escola é um tema deveras discutido mais que ainda não encontrou avanços nas práticas cotidianas. Escola e família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas. Diante disso, o objetivo desse trabalho é discutir a importância da família e da escola como mediadores na educação infantil. Notamos que várias pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar ao longo do tempo, entre as causas apontadas, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e as fases de desenvolvimento não aparece claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto nas instituições de ensino quanto nas famílias. Pode-se pensar que, a aprendizagem e o desenvolvimento escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar e de como na educação infantil a criança desenvolve-se em todos os aspectos, bem como da relação professor-aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora está claro que para uma aprendizagem de qualidade a família e escola precisam ter objetivos comuns. Sabemos que o ensino infantil é a base para todo processo que virá posteriormente, assim precisamos de uma educação de qualidade e com professores qualificados e bem preparados para mediar nessa faixa etária que a criança está descobrindo o mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID5878_10092018124252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA REJANE"
    "autor_email" => "JOELMAREJANE.CG@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48890
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2489
    "inscrito_id" => 5878
    "titulo" => "RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃOINFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "A relação família escola é um tema deveras discutido mais que ainda não encontrou avanços nas práticas cotidianas. Escola e família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas. Diante disso, o objetivo desse trabalho é discutir a importância da família e da escola como mediadores na educação infantil. Notamos que várias pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar ao longo do tempo, entre as causas apontadas, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e as fases de desenvolvimento não aparece claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto nas instituições de ensino quanto nas famílias. Pode-se pensar que, a aprendizagem e o desenvolvimento escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar e de como na educação infantil a criança desenvolve-se em todos os aspectos, bem como da relação professor-aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora está claro que para uma aprendizagem de qualidade a família e escola precisam ter objetivos comuns. Sabemos que o ensino infantil é a base para todo processo que virá posteriormente, assim precisamos de uma educação de qualidade e com professores qualificados e bem preparados para mediar nessa faixa etária que a criança está descobrindo o mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID5878_10092018124252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA REJANE"
    "autor_email" => "JOELMAREJANE.CG@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A relação família escola é um tema deveras discutido mais que ainda não encontrou avanços nas práticas cotidianas. Escola e família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas. Diante disso, o objetivo desse trabalho é discutir a importância da família e da escola como mediadores na educação infantil. Notamos que várias pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar ao longo do tempo, entre as causas apontadas, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e as fases de desenvolvimento não aparece claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto nas instituições de ensino quanto nas famílias. Pode-se pensar que, a aprendizagem e o desenvolvimento escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar e de como na educação infantil a criança desenvolve-se em todos os aspectos, bem como da relação professor-aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora está claro que para uma aprendizagem de qualidade a família e escola precisam ter objetivos comuns. Sabemos que o ensino infantil é a base para todo processo que virá posteriormente, assim precisamos de uma educação de qualidade e com professores qualificados e bem preparados para mediar nessa faixa etária que a criança está descobrindo o mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.