Este presente trabalho, elaborado a partir de uma atividade desenvolvida durante a disciplina
de Fundamentos Psicológicos da Educação, tem como objetivo reconhecer e analisar as formas pelas
quais o meio escolar promove o desenvolvimentointegral dos indivíduos, a partir do marco teórico de
Henri Wallon. Dentro desta perspectiva, foi avaliada uma unidade municipal de ensino no município
de Passira/PE, estudando-a desde as possibilidades e limites que esta instituição propicia para seus
estudantes em cada dimensão funcional primordial para o desenvolvimento – afetividade, motricidade
e cognição –, até a compreensão de como a pessoa deve ser vista integrada ao meio do qual é parte e
no qual, ao mesmo tempo, se constitui. Para tanto, foram observadas características da estrutura física
da instituição, da relação professor-aluno e da proposta pedagógica e metodologias de ensino
adotadas, prioritariamente nas atividades de ciências desenvolvidas em séries finais do ensino
fundamental pelo PIPEX (Programa Institucional de Pesquisa Ensino e Extensão). A partir de tais
elementos, realizamos uma análise à luz da teoria Walloniana buscando compreender os caminhos
pelos quais esta escola favorece as interações no processo de ensino e aprendizagem bem como o
desenvolvimento da pessoa completa. A avaliação aqui realizada, portanto, mostrou-se essencial e
indispensável para compreender como os indivíduos em contato com a cultura escolar e com pares
mais experientes conseguem avançar em suas aprendizagens e no desenvolvimento de novas
potencialidades.