Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIPEX NA ZONA RURAL: AVALIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE HENRI WALLON

Palavra-chaves: INTERAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48596
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4148
    "inscrito_id" => 2729
    "titulo" => """
      PIPEX NA ZONA RURAL: AVALIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE\r\n
      DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA\r\n
      PERSPECTIVA DE HENRI WALLON
      """
    "resumo" => """
      Este presente trabalho, elaborado a partir de uma atividade desenvolvida durante a disciplina\r\n
      de Fundamentos Psicológicos da Educação, tem como objetivo reconhecer e analisar as formas pelas\r\n
      quais o meio escolar promove o desenvolvimentointegral dos indivíduos, a partir do marco teórico de\r\n
      Henri Wallon. Dentro desta perspectiva, foi avaliada uma unidade municipal de ensino no município\r\n
      de Passira/PE, estudando-a desde as possibilidades e limites que esta instituição propicia para seus\r\n
      estudantes em cada dimensão funcional primordial para o desenvolvimento – afetividade, motricidade\r\n
      e cognição –, até a compreensão de como a pessoa deve ser vista integrada ao meio do qual é parte e\r\n
      no qual, ao mesmo tempo, se constitui. Para tanto, foram observadas características da estrutura física\r\n
      da instituição, da relação professor-aluno e da proposta pedagógica e metodologias de ensino\r\n
      adotadas, prioritariamente nas atividades de ciências desenvolvidas em séries finais do ensino\r\n
      fundamental pelo PIPEX (Programa Institucional de Pesquisa Ensino e Extensão). A partir de tais\r\n
      elementos, realizamos uma análise à luz da teoria Walloniana buscando compreender os caminhos\r\n
      pelos quais esta escola favorece as interações no processo de ensino e aprendizagem bem como o\r\n
      desenvolvimento da pessoa completa. A avaliação aqui realizada, portanto, mostrou-se essencial e\r\n
      indispensável para compreender como os indivíduos em contato com a cultura escolar e com pares\r\n
      mais experientes conseguem avançar em suas aprendizagens e no desenvolvimento de novas\r\n
      potencialidades.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID2729_17092018183808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO EMANUEL CELESTINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "AMARAL SANTOS"
    "autor_email" => "mlkamaral_2012@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48596
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4148
    "inscrito_id" => 2729
    "titulo" => """
      PIPEX NA ZONA RURAL: AVALIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE\r\n
      DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA\r\n
      PERSPECTIVA DE HENRI WALLON
      """
    "resumo" => """
      Este presente trabalho, elaborado a partir de uma atividade desenvolvida durante a disciplina\r\n
      de Fundamentos Psicológicos da Educação, tem como objetivo reconhecer e analisar as formas pelas\r\n
      quais o meio escolar promove o desenvolvimentointegral dos indivíduos, a partir do marco teórico de\r\n
      Henri Wallon. Dentro desta perspectiva, foi avaliada uma unidade municipal de ensino no município\r\n
      de Passira/PE, estudando-a desde as possibilidades e limites que esta instituição propicia para seus\r\n
      estudantes em cada dimensão funcional primordial para o desenvolvimento – afetividade, motricidade\r\n
      e cognição –, até a compreensão de como a pessoa deve ser vista integrada ao meio do qual é parte e\r\n
      no qual, ao mesmo tempo, se constitui. Para tanto, foram observadas características da estrutura física\r\n
      da instituição, da relação professor-aluno e da proposta pedagógica e metodologias de ensino\r\n
      adotadas, prioritariamente nas atividades de ciências desenvolvidas em séries finais do ensino\r\n
      fundamental pelo PIPEX (Programa Institucional de Pesquisa Ensino e Extensão). A partir de tais\r\n
      elementos, realizamos uma análise à luz da teoria Walloniana buscando compreender os caminhos\r\n
      pelos quais esta escola favorece as interações no processo de ensino e aprendizagem bem como o\r\n
      desenvolvimento da pessoa completa. A avaliação aqui realizada, portanto, mostrou-se essencial e\r\n
      indispensável para compreender como os indivíduos em contato com a cultura escolar e com pares\r\n
      mais experientes conseguem avançar em suas aprendizagens e no desenvolvimento de novas\r\n
      potencialidades.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID2729_17092018183808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO EMANUEL CELESTINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "AMARAL SANTOS"
    "autor_email" => "mlkamaral_2012@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este presente trabalho, elaborado a partir de uma atividade desenvolvida durante a disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, tem como objetivo reconhecer e analisar as formas pelas quais o meio escolar promove o desenvolvimentointegral dos indivíduos, a partir do marco teórico de Henri Wallon. Dentro desta perspectiva, foi avaliada uma unidade municipal de ensino no município de Passira/PE, estudando-a desde as possibilidades e limites que esta instituição propicia para seus estudantes em cada dimensão funcional primordial para o desenvolvimento – afetividade, motricidade e cognição –, até a compreensão de como a pessoa deve ser vista integrada ao meio do qual é parte e no qual, ao mesmo tempo, se constitui. Para tanto, foram observadas características da estrutura física da instituição, da relação professor-aluno e da proposta pedagógica e metodologias de ensino adotadas, prioritariamente nas atividades de ciências desenvolvidas em séries finais do ensino fundamental pelo PIPEX (Programa Institucional de Pesquisa Ensino e Extensão). A partir de tais elementos, realizamos uma análise à luz da teoria Walloniana buscando compreender os caminhos pelos quais esta escola favorece as interações no processo de ensino e aprendizagem bem como o desenvolvimento da pessoa completa. A avaliação aqui realizada, portanto, mostrou-se essencial e indispensável para compreender como os indivíduos em contato com a cultura escolar e com pares mais experientes conseguem avançar em suas aprendizagens e no desenvolvimento de novas potencialidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.