O estudo da origem da vida é de extrema importância, pois, ajuda compreender e aprender os processos que teriam permitido a formação da matéria viva. Esse contexto desperta grande curiosidade nos alunos, uma vez que muitos deles desconhecem a história científica da origem da vida. Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores atualmente é a busca de novas metodologias. Considerando o exposto, este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um recurso didático destinado para a assimilação do conteúdo de origem da vida no ensino médio. A proposta foi intitulada “Bingo da origem da vida”. Em uma folha de papel tamanho A4 foram digitados 25 quadradinhos cada um contendo uma palavra referente ao conteúdo e adesivos numerados foram utilizados para marcação das respostas. O jogo teve inicio com o docente ministrando as perguntas. A atividade didática foi aplicada no Colégio e Curso Específico, localizado no bairro de Casa Amarela, no município de Recife/PE, numa turma de 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Após o jogo foi aplicado um questionário para cada aluno avaliar a eficiência da atividade e o nível de seu conhecimento antes e após a atividade proposta. Os resultados obtidos mostram 90% de absorção do conteúdo, proporcionando uma melhor compreensão e assimilação do assunto abordado, indicando que a atividade pedagógica se mostrou eficaz na sua contextualização. Deste modo, foi comprovado que a atividade lúdica proposta pode ser desafiadora e desenvolver a proatividade do discente, o que corrobora com a literatura que relata estratégias semelhantes.