A Capoeira é uma expressão sociocultural afro-brasileira que mistura música, dança, jogo, elementos educativos e luta. Durante muito tempo foi empregada como sinônimo de luta em virtude da resistência do povo africano escravizado no Brasil, entretanto, atualmente é considerada como um importante instrumento cultural e educativo. O presente artigo teve como objetivo geral analisar o 1º Encontro de Capoeira sobre Respeito e Interação não Violenta na Escola de capoeira M.P.S. Como objetivos específicos buscou-se debater a violência nas apresentações da Escola M.P.S; refletir sobre a função educativa da prática da Capoeira; discutir sobre a violência praticada nas rodas de capoeira; dialogar sobre os princípios que regem a capoeira regional na Escola M.P.S. Esta pesquisa configurou-se de cunho qualitativo, em que participaram 26 pessoas, de distintas faixas etárias da cidade de João Pessoa, Paraíba. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram: dinâmicas, debates e roda de conversa. Os resultados desta pesquisa indicam que os participantes do citado Encontro de Capoeira percebem a relevância e a necessidade de dialogar acerca da violência nas rodas e apresentações, assim como empregar o conceito de não-violência de forma educativa favorecendo o ensino/aprendizagem, além do respeito aos principais fundamentos da Capoeira, tais como: obediência ao comando do berimbau; atenção ao companheiro e educação esportiva, haja vista serem elementos indispensáveis para as inter-relações entre os praticantes da Capoeira, como forma de manutenção da diversidade cultural afro-brasileira.