RESUMO-O presente texto é parte integrante da dissertação de mestrado em Gestão e Currículo da Escola Básica e aborda reflexões acerca da constituição do sujeito/ jovem a partir dos documentos da pastoral da juventude. A pesquisa tem como objetivo analisar a constituição do discurso presente no currículo da pastoral da juventude como forma de subjetivação e objetivação dos jovens. Este estudo encontra-se em andamento e estrutura-se a partir dos documentos da CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que trata sobre a evangelização da juventude, que são: documento 44, 1986, documento 85, 2007, Somos Igreja Jovem 2012, no qual está contido o projeto Tecendo Relações. Foi realizada a análise do discurso presente nesses documentos para que se possa compreender o processo de objetivação e subjetivação dos jovens. Subsidiará a pesquisa os escritos de Foucault. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi pesquisa/leitura bibliográfica para análise do discurso pastoral. Os resultados aqui apresentados não são conclusivos pois, a pesquisa encontra-se em andamento, refere-se apenas a primeira análise do discurso presente nos documentos pastorais.