Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA EM EGRESSOS DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: PEDAGOGIA, FORMAÇÃO INICIAL, MATEMÁTICA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48888
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2529
    "inscrito_id" => 9887
    "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA EM EGRESSOS DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O presente artigo é um estudo de caso com professores da rede pública no município de Senhor do Bonfim̸ BA. Este  tem como objetivo, analisar a relação entre a formação inicial adquiridos ao longo do curso e a prática docente desses egressos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho desenvolvido é uma pesquisa qualitativa, pois busca enfatizar os sentidos das experiências e vivências dos sujeitos. Os participantes da investigação foram cinco professores que estão atuando nos anos inicias do Ensino Fundamental e que ministram aulas de Matemática. Para tanto, foi utilizado como instrumento para obtenção dos dados um questionário. Assim, foi possível identificarmos que ao se tratar da prática docente desses sujeitos em relação a Matemática muitos sentem dificuldades em trabalhar com essa disciplina, visto que no decorrer de sua formação os mesmos presenciaram à Matemática de forma superficial, ou seja, a teoria estava mais presente do que a prática. Além disto, identificou-se a importância de rever o curriculum do curso de Pedagogia, salientando a disciplina Matemática, já que os professores formados em Pedagogia são os principais sujeitos que possibilitarão que esses alunos formulem conhecimentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental voltado para todas as disciplinas, principalmente a Matemática aqui em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FORMAÇÃO INICIAL, MATEMÁTICA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID9887_10092018132407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "michelesantosmat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48888
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2529
    "inscrito_id" => 9887
    "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA EM EGRESSOS DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O presente artigo é um estudo de caso com professores da rede pública no município de Senhor do Bonfim̸ BA. Este  tem como objetivo, analisar a relação entre a formação inicial adquiridos ao longo do curso e a prática docente desses egressos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho desenvolvido é uma pesquisa qualitativa, pois busca enfatizar os sentidos das experiências e vivências dos sujeitos. Os participantes da investigação foram cinco professores que estão atuando nos anos inicias do Ensino Fundamental e que ministram aulas de Matemática. Para tanto, foi utilizado como instrumento para obtenção dos dados um questionário. Assim, foi possível identificarmos que ao se tratar da prática docente desses sujeitos em relação a Matemática muitos sentem dificuldades em trabalhar com essa disciplina, visto que no decorrer de sua formação os mesmos presenciaram à Matemática de forma superficial, ou seja, a teoria estava mais presente do que a prática. Além disto, identificou-se a importância de rever o curriculum do curso de Pedagogia, salientando a disciplina Matemática, já que os professores formados em Pedagogia são os principais sujeitos que possibilitarão que esses alunos formulem conhecimentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental voltado para todas as disciplinas, principalmente a Matemática aqui em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FORMAÇÃO INICIAL, MATEMÁTICA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID9887_10092018132407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "michelesantosmat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo é um estudo de caso com professores da rede pública no município de Senhor do Bonfim̸ BA. Este tem como objetivo, analisar a relação entre a formação inicial adquiridos ao longo do curso e a prática docente desses egressos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho desenvolvido é uma pesquisa qualitativa, pois busca enfatizar os sentidos das experiências e vivências dos sujeitos. Os participantes da investigação foram cinco professores que estão atuando nos anos inicias do Ensino Fundamental e que ministram aulas de Matemática. Para tanto, foi utilizado como instrumento para obtenção dos dados um questionário. Assim, foi possível identificarmos que ao se tratar da prática docente desses sujeitos em relação a Matemática muitos sentem dificuldades em trabalhar com essa disciplina, visto que no decorrer de sua formação os mesmos presenciaram à Matemática de forma superficial, ou seja, a teoria estava mais presente do que a prática. Além disto, identificou-se a importância de rever o curriculum do curso de Pedagogia, salientando a disciplina Matemática, já que os professores formados em Pedagogia são os principais sujeitos que possibilitarão que esses alunos formulem conhecimentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental voltado para todas as disciplinas, principalmente a Matemática aqui em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.