Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA OBA NO ENSINO DE ASTRONOMIA

Palavra-chaves: ENSINO DE ASTRONOMIA, OBA, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48187
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1443
    "inscrito_id" => 2988
    "titulo" => "O PAPEL DA OBA NO ENSINO DE ASTRONOMIA"
    "resumo" => "A astronomia é uma Ciência cujas orientações nacionais destacam seu ensino no processo de educação básica dos discentes atrelada ao currículo das Ciências. Todavia o que se percebe é uma defasagem no estágio de transposição do conhecimento que resulta em empecilhos que prejudicam o ensino e aprendizagem dessa área do saber. Consciente disto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva exploratória que busca mostrar como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica vem se consagrando como uma ferramenta essencial na disseminação dos elementos pertinentes a Astronomia no período de formação básica dos estudantes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturados aos alunos do nível básico de uma das cidades que compõem a microrregião do Médio Parnaíba Piauiense a fim de conhecer como os mesmos concebem a OBA no que diz respeito ao seu papel no ensino de Astronomia. A análise e interpretação dos dados salientam que a OBA se configura como o primeiro contato dos alunos com a Astronomia ao proporcionar a atualização e correção dos conceitos astronômicos que contribuem para uma aprendizagem mais relevante nas escolas ao se inserir como uma espécie de complemento ou suplemento no currículo de ciências, cuja eficiência depende da forma como as instituições de ensino envolvem os estudantes na competição científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ASTRONOMIA, OBA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID2988_05092018233059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYSLLAN DE SOUSA SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "AYSLLAN SOBRINHO"
    "autor_email" => "aysllan7@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI/CAMPUS ANGICAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48187
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1443
    "inscrito_id" => 2988
    "titulo" => "O PAPEL DA OBA NO ENSINO DE ASTRONOMIA"
    "resumo" => "A astronomia é uma Ciência cujas orientações nacionais destacam seu ensino no processo de educação básica dos discentes atrelada ao currículo das Ciências. Todavia o que se percebe é uma defasagem no estágio de transposição do conhecimento que resulta em empecilhos que prejudicam o ensino e aprendizagem dessa área do saber. Consciente disto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva exploratória que busca mostrar como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica vem se consagrando como uma ferramenta essencial na disseminação dos elementos pertinentes a Astronomia no período de formação básica dos estudantes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturados aos alunos do nível básico de uma das cidades que compõem a microrregião do Médio Parnaíba Piauiense a fim de conhecer como os mesmos concebem a OBA no que diz respeito ao seu papel no ensino de Astronomia. A análise e interpretação dos dados salientam que a OBA se configura como o primeiro contato dos alunos com a Astronomia ao proporcionar a atualização e correção dos conceitos astronômicos que contribuem para uma aprendizagem mais relevante nas escolas ao se inserir como uma espécie de complemento ou suplemento no currículo de ciências, cuja eficiência depende da forma como as instituições de ensino envolvem os estudantes na competição científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ASTRONOMIA, OBA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID2988_05092018233059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYSLLAN DE SOUSA SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "AYSLLAN SOBRINHO"
    "autor_email" => "aysllan7@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI/CAMPUS ANGICAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A astronomia é uma Ciência cujas orientações nacionais destacam seu ensino no processo de educação básica dos discentes atrelada ao currículo das Ciências. Todavia o que se percebe é uma defasagem no estágio de transposição do conhecimento que resulta em empecilhos que prejudicam o ensino e aprendizagem dessa área do saber. Consciente disto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva exploratória que busca mostrar como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica vem se consagrando como uma ferramenta essencial na disseminação dos elementos pertinentes a Astronomia no período de formação básica dos estudantes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturados aos alunos do nível básico de uma das cidades que compõem a microrregião do Médio Parnaíba Piauiense a fim de conhecer como os mesmos concebem a OBA no que diz respeito ao seu papel no ensino de Astronomia. A análise e interpretação dos dados salientam que a OBA se configura como o primeiro contato dos alunos com a Astronomia ao proporcionar a atualização e correção dos conceitos astronômicos que contribuem para uma aprendizagem mais relevante nas escolas ao se inserir como uma espécie de complemento ou suplemento no currículo de ciências, cuja eficiência depende da forma como as instituições de ensino envolvem os estudantes na competição científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.