O objetivo deste trabalho é compreender como é realizado o processo de reformulação dos currículos em cursos de bacharelado em turismo. Defende-se que a reformulação curricular no ensino superior é uma das orientações expressas nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação e no Sistema Nacional de Avaliação Superior. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado com o docente responsável pelo processo de reformulação do Projeto Pedagógico de Curso. Caracteriza-se como um estudo de multicasos, uma vez que foi realizado em três cursos de bacharelado em turismo, de três universidades federais do nordeste do Brasil. Constatou-se que as relações de domínio dos docentes na reformulação dos currículos esteve sempre presente no processo de reformulação. As reformulações descartaram questões sobre o panorama dos cursos de turismo no país, bem como, questões relacionadas a base filosófica e epistemológica da formação e do currículo. Alguns anúncios ficaram em destaque, principalmente quanto a superficialidade para atender aos macroelementos relacionados aos processos normativos e avaliativos da política educacional.