Atualmente se faz necessário o investimento na formação profissional dos alunos de graduação, principalmente dos discentes de licenciatura que poderão estar inseridos posteriormente na docência no nível fundamental médio e superior. Diante disso, projetos de monitoria visam atrair e despertar o desejo do discente pela docência, fazer com que o discente busque conhecimento de forma mais autônoma e independente, e que o aluno aprenda mais significativamente. Desse modo, o presente trabalho procurou verificar a relevância de um projeto de monitoria da disciplina de Zoologia I, ofertada no primeiro período do curso de graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a aprendizagem dos alunos. Para se obtenção dos dados para a análise, foi utilizado um formulário enviado via internet para os alunos que cursaram ou estão cursando a respectiva disciplina. As questões visavam constatar o interesse dos alunos em buscar o monitor, se essa busca influenciou no rendimento do discente, a preferência do meio de comunicação entre aluno-monitor, bem como o desejo de também ser monitor. Obteve-se 111 respostas, apontando que 91% dos discentes buscaram um monitor para tirar dúvidas e 72,9% reconheceram que o auxílio do monitor influenciou positivamente no seu rendimento, demonstrando também a vontade de ser monitor. O meio de comunicação mais utilizado entre aluno-monitor foi o WhatsApp (79,4%). Os dados obtidos constatam que o monitor atua como um elo positivo entre os alunos e o professor, facilitando o diálogo e o processo de ensino-aprendizagem, demonstrando assim, a importância do programa de iniciação à docência.