O presente trabalho tem por finalidade discutir as concepções de textos formadores de opinião e seu uso em sala de aula. Adotando uma visão similar a de Luiz Antônio Marcuschi, busca interpretar as noções de gêneros textuais e suas funções em salas de aulas heterogêneas, ou seja, com grupos distintos de alunos. Dessa forma, procura objetivar no ensino o foco na interação e comunicação social de alunos e professores, locutores e interlocutores, produtores e receptores de textos e sentidos. O discurso tem finalidade ideológica, sendo assim, está enraizado em suas funcionalidades semânticas e pragmáticas. O trabalho pedagógico deve ter uma base teórica para apoio didático, uma vez que o trabalho será realizado a partir de novas concepções que contrastem com antigas metodologias de ensino. A partir disso, haverá maiores resultados provenientes do árduo desenvolvimento disciplinar e a consideração dos contextos sociais, intencionais e funcionais da linguagem e de seu uso em aulas. Interpretar está ligado inteiramente a gramática e essa a dinamicidade da língua e de seus falantes.