No ano de 2016 ocorreram mudanças históricas no cenário político Brasileiro, com o impeachment de Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016, sendo assim seu vice Michel Temer assume a presidência, muitas coisas foram repensadas e modificadas pela atual conjuntura política. Consequentemente, logo foram lançadas propostas hegemônicas pelo ilegítimo governo. Uma das reformas lançadas foi a MP do ensino Médio, com a justificativa de diminuir as disciplinas e ajudar na empregabilidade desses jovens quando formados, mas todo processo para essas modificações enfrentou um grande mobilização e protestos em todo brasil com ocupações em escolas e universidades. A pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa, onde será analisado currículo que caracteriza o Ensino Médio, e a consequência direta da reforma do ensino médio na formação dos estudantes e nas escolas. Foram optados por utilizar nesta pesquisa artigos científicos, originais e de revisão entre os anos 2007 a 2018, obtidos a partir de pesquisa realizadas nos bancos de dados eletrônicos citados a seguir: CAPES e Scielo. A aprovação dessa Medida não aconteceu sem contestações durante a tramitação e aprovação da MP do Ensino Médio, muitos discursões foram feitas, ocupações em todo país foi marcante na história da educação, alunos ocuparam escolas e universidades como forma de resistência a toda reforma. Essa resistência ocorreu de várias formas, pautas organizadas pelos próprios alunos, organização dos espaços de debate, e companheirismo de todos para enfrentar a opressão do governo que insistia em desmobilizar a estudantada.