Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFORMA DO ENSINO MÉDIO, DE QUEM? PARA QUE? AS CONSEQUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, REFORMA DO ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO FISICA, POLITICAS EDUCACIONAIS Pôster (PO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No ano de 2016 ocorreram mudanças históricas no cenário político Brasileiro, com o impeachment de Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016, sendo assim seu vice Michel Temer assume a presidência, muitas coisas foram repensadas e modificadas pela atual conjuntura política. Consequentemente, logo foram lançadas propostas hegemônicas pelo ilegítimo governo. Uma das reformas lançadas foi a MP do ensino Médio, com a justificativa de diminuir as disciplinas e ajudar na empregabilidade desses jovens quando formados, mas todo processo para essas modificações enfrentou um grande mobilização e protestos em todo brasil com ocupações em escolas e universidades. A pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa, onde será analisado currículo que caracteriza o Ensino Médio, e a consequência direta da reforma do ensino médio na formação dos estudantes e nas escolas. Foram optados por utilizar nesta pesquisa artigos científicos, originais e de revisão entre os anos 2007 a 2018, obtidos a partir de pesquisa realizadas nos bancos de dados eletrônicos citados a seguir: CAPES e Scielo. A aprovação dessa Medida não aconteceu sem contestações durante a tramitação e aprovação da MP do Ensino Médio, muitos discursões foram feitas, ocupações em todo país foi marcante na história da educação, alunos ocuparam escolas e universidades como forma de resistência a toda reforma. Essa resistência ocorreu de várias formas, pautas organizadas pelos próprios alunos, organização dos espaços de debate, e companheirismo de todos para enfrentar a opressão do governo que insistia em desmobilizar a estudantada.

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