Ensinar Ciências a cada dia tem se tornado um desafio para o docente, por apresentar conteúdos abstratos, complexos e que muitas vezes o estudante não consegue relacionar a situação corriqueira e o conteúdo em sala de aula. Ainda, existem inúmeras dificuldades para que esse saber seja proporcionado, como: a falta de materiais e laboratórios para uma aula diferenciada, a aproximação do conteúdo com a realidade desse estudante. Mas, o professor precisa desenvolver habilidades para que sua criatividade seja estimulada. E os jogos oferecem estímulos que proporcionam um ambiente que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos permitindo ao docente ampliar seu conhecimento por meio de técnicas ativas de ensino. O trabalho visa à implantação de um jogo educativo de tabuleiro, em uma turma do 8º ano do ensino fundamental, com o objetivo de instigar modalidades didáticas diversificadas ao processo de ensino-aprendizagem, inserindo a ludicidade para possibilitar aos alunos uma aprendizagem mais significativa, bem como a interação e o compromisso com o saber cientifico. A ação de intervenção ocorreu durante os meses de fevereiro a Junho de 2018, sendo executada em três etapas. Na aplicação do jogo todos os discentes permaneceram bastante participativos e motivados fazendo notório um espírito de competição na duração de todo o jogo. Ainda, para a aplicação de um jogo lúdico, não é interessante a aplicação em todos os conteúdos, mas, é importante que o docente tenha critérios, buscando sempre inovar, pesquisar e desenvolver tecnologias alternativas juntamente com o método tradicional, melhorando a sua práxis acadêmica.