O presente estudo situa-se na área da Educação Especial trazendo como tema central O Processo de Alfabetização de um Surdo na Município de Caxingó no Piauí. A pesquisa analisa aspectos relevantes como: educação, história dos surdos, educação dos surdos no mundo e no Brasil, Libras, Educação Bilíngüe e as metodologias na alfabetização dos surdos, objetivando analisar o processo da alfabetização de um surdo em uma escola da rede estadual de Caxingó, estudar a Língua Brasileira de Sinais, analisar os métodos didáticos utilizados no processo de alfabetização em Libras de um surdo. A pesquisa inicialmente bibliográfica, veio a campo desenvolvida no município de Caxingó e contou com a participação de uma professora da educação especial que trabalha com a alfabetização de surdos e com um aluno surdo do qual foi o estudo de caso desse trabalho. Alguns autores imprescindíveis embasaram a concretização teórica do trabalho: Brasil (2010), Buíssom (1943), Carmo (1991), Capovilla (2001), Goldfeld (2002) dentre outros de igual importância para realização desse estudo. Após a realização da pesquisa, conclui-se que a alfabetização dos surdos na município ainda encontra-se um pouco distante da realidade desejada, na qual são necessárias muitas mudanças.