Num paradigma de que o educando tem de aprender não apenas a fazer e conhecer, mas também a ser e viver, o Ensino da Matemática deve atingir uma ampla contextualização sociocultural. Ela deve estar presente num universo que esteja empenhado nos valores de cooperação, tolerância, compromisso e engajamento. Diante do exposto, no presente trabalho, buscamos relacionar as exigências dos PCN à formação cidadã do educando. Uma discussão muito grande com relação à Educação para a Cidadania refere-se à melhoria na qualidade da Educação. O discurso começa com o que deve ser básico: aprender o indispensável para que o cidadão possa participar e produzir no mundo moderno. Apesar de muita controvérsia, alguns pontos são consensuais. Ao lado das políticas de Ciência e Tecnologia a Educação deve ocupar papel fundamental na qualificação dos recursos humanos necessários para um novo padrão de desenvolvimento. Dentro de uma visão voltada para a elaboração de projetos coletivos e dentro do respeito às liberdades individuais e coletivas não se admite mais que pensemos em Cidadania como algo que é concedido por outrem. O conceito de Cidadania é muito mais amplo e inclui também deveres e não só direitos ou a busca dos mesmos. Um olhar crítico ao que é informado pode tornar o indivídu