A disciplina de Geografia é, por excelência, englobadora de diversas possibilidades de utilização de metodologias de ensino, abordagens, temáticas e recursos didáticos, influenciando diretamente na relação ensino e aprendizagem. No que se refere aos recursos didáticos que podem ser utilizados nas aulas de Geografia existem vastas possibilidades, articulando conteúdos e metodologias. Por sua vez, o quebra-cabeça constitui um desses recursos, podendo ser construídos e relacionados em diversas análises e conteúdos, servindo como uma ferramenta simples, atraente e importante, desenvolvendo as habilidades de comparação, raciocínio e capacidades básicas de cartografia e interpretação de paisagens, por exemplo. Nesse contexto, analisar os resultados de um projeto educacional com a utilização do recurso quebra-cabeça realizado em duas turmas do Ensino Fundamental II em uma escola pública de Campina Grande –PB é o objetivo deste trabalho. O trabalho encaixa-se como proposta de abordagem qualitativa do ensino de Geografia, sendo desenvoldido através do Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. No desenvolvimento do projeto foram realizadas aulas práticas, com a utilização, construção e análise geográfica do recurso didático do quebra-cabeça. Os resultados e a reflexão acerca da utilização do recurso foi positiva, haja vista todas as práticas desenvolvidas terem obtido êxito, mostrando como recursos simples podem acarretar numa boa relação entre alunos, professores e a disciplina escolar Geografia.