Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTENDIMENTO DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS COM AUXILIO DE UM JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA DE FLORESTA - PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRENDIZADO, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47271
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2014
    "inscrito_id" => 3876
    "titulo" => "ENTENDIMENTO DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS COM AUXILIO DE UM JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA DE FLORESTA - PE"
    "resumo" => "A química é uma ciência que estuda diversas coisas relacionadas a matéria, podendo  encontrar em praticamente tudo que está a nossa volta e casa. Com essa linha de pensamento, este trabalho teve como intuito de consolidar o assunto Substância e Misturas na turma de EJA – Modulo “B” da escola de referencia de Floresta-PE, uma vez que existia uma dificuldade entre os educandos. Ao perceber essa dificuldade, foi pensado uma forma de firmar o conteúdo de maneira “light”, descontraída e que ao mesmo tempo tivesse como foco a absorção do conhecimento. O lúdico “que substância sou?” consistia no conhecimento que cada aluno teria que ter com as substâncias dadas na hora da brincadeira, onde a substância era colocada na testa em uma ficha sem o aluno saber e só quem poderia ver era o adversário, uma vez que o jogo era em dupla. Ganhava a brincadeira o aluno que acertasse a sua substância primeiro. Contudo, pode-se perceber uma melhora por parte da maioria dos alunos, onde após a aplicação do questionário pós houve uma mudança nas respostas. É de suma importância a busca de novas aplicabilidades ao ensino, atrelando a facilidade e praticidade. Esse olhar diferenciado voltado para a educação de jovens e adultos é onde todo professor deve levar consigo, pois ideias como essas e tantas outras só estará agregando ainda mais a sua aula e instigando esse aluno para aprender mais e mais, despertando seu interesse não só por química, mas pelas demais disciplinas, para o conhecimento e mundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRENDIZADO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID3876_09092018165600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CIBELE KEMÍSIA SOBRAL SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CIBELE KEMÍSIA SOBRAL SOUZA"
    "autor_email" => "cib.k100@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47271
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2014
    "inscrito_id" => 3876
    "titulo" => "ENTENDIMENTO DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS COM AUXILIO DE UM JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA DE FLORESTA - PE"
    "resumo" => "A química é uma ciência que estuda diversas coisas relacionadas a matéria, podendo  encontrar em praticamente tudo que está a nossa volta e casa. Com essa linha de pensamento, este trabalho teve como intuito de consolidar o assunto Substância e Misturas na turma de EJA – Modulo “B” da escola de referencia de Floresta-PE, uma vez que existia uma dificuldade entre os educandos. Ao perceber essa dificuldade, foi pensado uma forma de firmar o conteúdo de maneira “light”, descontraída e que ao mesmo tempo tivesse como foco a absorção do conhecimento. O lúdico “que substância sou?” consistia no conhecimento que cada aluno teria que ter com as substâncias dadas na hora da brincadeira, onde a substância era colocada na testa em uma ficha sem o aluno saber e só quem poderia ver era o adversário, uma vez que o jogo era em dupla. Ganhava a brincadeira o aluno que acertasse a sua substância primeiro. Contudo, pode-se perceber uma melhora por parte da maioria dos alunos, onde após a aplicação do questionário pós houve uma mudança nas respostas. É de suma importância a busca de novas aplicabilidades ao ensino, atrelando a facilidade e praticidade. Esse olhar diferenciado voltado para a educação de jovens e adultos é onde todo professor deve levar consigo, pois ideias como essas e tantas outras só estará agregando ainda mais a sua aula e instigando esse aluno para aprender mais e mais, despertando seu interesse não só por química, mas pelas demais disciplinas, para o conhecimento e mundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRENDIZADO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID3876_09092018165600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CIBELE KEMÍSIA SOBRAL SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CIBELE KEMÍSIA SOBRAL SOUZA"
    "autor_email" => "cib.k100@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A química é uma ciência que estuda diversas coisas relacionadas a matéria, podendo encontrar em praticamente tudo que está a nossa volta e casa. Com essa linha de pensamento, este trabalho teve como intuito de consolidar o assunto Substância e Misturas na turma de EJA – Modulo “B” da escola de referencia de Floresta-PE, uma vez que existia uma dificuldade entre os educandos. Ao perceber essa dificuldade, foi pensado uma forma de firmar o conteúdo de maneira “light”, descontraída e que ao mesmo tempo tivesse como foco a absorção do conhecimento. O lúdico “que substância sou?” consistia no conhecimento que cada aluno teria que ter com as substâncias dadas na hora da brincadeira, onde a substância era colocada na testa em uma ficha sem o aluno saber e só quem poderia ver era o adversário, uma vez que o jogo era em dupla. Ganhava a brincadeira o aluno que acertasse a sua substância primeiro. Contudo, pode-se perceber uma melhora por parte da maioria dos alunos, onde após a aplicação do questionário pós houve uma mudança nas respostas. É de suma importância a busca de novas aplicabilidades ao ensino, atrelando a facilidade e praticidade. Esse olhar diferenciado voltado para a educação de jovens e adultos é onde todo professor deve levar consigo, pois ideias como essas e tantas outras só estará agregando ainda mais a sua aula e instigando esse aluno para aprender mais e mais, despertando seu interesse não só por química, mas pelas demais disciplinas, para o conhecimento e mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.