A química é uma ciência que estuda diversas coisas relacionadas a matéria, podendo encontrar em praticamente tudo que está a nossa volta e casa. Com essa linha de pensamento, este trabalho teve como intuito de consolidar o assunto Substância e Misturas na turma de EJA – Modulo “B” da escola de referencia de Floresta-PE, uma vez que existia uma dificuldade entre os educandos. Ao perceber essa dificuldade, foi pensado uma forma de firmar o conteúdo de maneira “light”, descontraída e que ao mesmo tempo tivesse como foco a absorção do conhecimento. O lúdico “que substância sou?” consistia no conhecimento que cada aluno teria que ter com as substâncias dadas na hora da brincadeira, onde a substância era colocada na testa em uma ficha sem o aluno saber e só quem poderia ver era o adversário, uma vez que o jogo era em dupla. Ganhava a brincadeira o aluno que acertasse a sua substância primeiro. Contudo, pode-se perceber uma melhora por parte da maioria dos alunos, onde após a aplicação do questionário pós houve uma mudança nas respostas. É de suma importância a busca de novas aplicabilidades ao ensino, atrelando a facilidade e praticidade. Esse olhar diferenciado voltado para a educação de jovens e adultos é onde todo professor deve levar consigo, pois ideias como essas e tantas outras só estará agregando ainda mais a sua aula e instigando esse aluno para aprender mais e mais, despertando seu interesse não só por química, mas pelas demais disciplinas, para o conhecimento e mundo.