Esse trabalho surge a partir da atuação como professor de Matemática em duas turmas de 8º ano de uma escola pública no interior da Paraíba, onde foi observado um rendimento muito baixo nessa disciplina. Para tentar descobrir qual era o problema, iniciou-se uma pesquisa para entender melhor as variáveis causadoras desse baixo rendimento. Assim, esse trabalho tem como objetivo principal identificar o(s) problema(s) no processo de ensino e aprendizagem, para que pudessem ser pensadas estratégias para corrigi-lo(s). Três questionamentos foram utilizados como base para o desenvolvimento desse trabalho: O aluno tem o conhecimento prévio necessário para aprender os conteúdos atuais? O aluno estuda em casa? Qual é a frequência que o aluno faz as atividades? Com a resposta dessas três perguntas foi possível enxergar melhor o problema. Para chegar a um resultado foram utilizadas como ferramentas, o sistema de avaliação da escola, uma prova diagnóstica feita pelo IQE (Instituto Qualidade no Ensino) com o objetivo de identificar as habilidades em Matemática dos alunos, e um questionário (aplicado pelo autor), com o objetivo de avaliar os hábitos de estudo dos alunos em casa. A análise desse conjunto de dados levou a conclusão de que os alunos têm um déficit em Matemática, não estudam o suficiente em casa e/ou não sabem estudar, e, além disso, os discentes são desmotivados em relação à educação. Conclusões preocupantes, mas que possibilitaram montar uma estratégia que está produzindo alguns resultados.