Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RITMO DO PAGODE BAIANO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEATRO

Palavra-chaves: PAGODE BAIANO, EDUCAÇÃO, TEATRO Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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      primeiro tema, são considerados os estudos do pagode baiano e suas configurações históricas e\r\n
      representações e dos lugares específicos onde ele se configura como ritmo musical, em diálogo com as\r\n
      ideias de Clebemilton Nascimento, entre outros autores. Em relação ao segundo tema, abordam-se as\r\n
      questões acerca da educação e cultura a partir das ideias de Maria Candau e Ângelo Salvador. Quanto\r\n
      ao último tema Teatro, gênero dominante na prática adotada a partir de improvisações e jogos teatrais.\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este presente artigo refere-se a um estudo teórico-par. Trata-se também da produção de um argumento crítico-reflexivo, no qual se cruzam três grandes temas: Pagode baiano, Educação e Teatro. Sobre o primeiro tema, são considerados os estudos do pagode baiano e suas configurações históricas e representações e dos lugares específicos onde ele se configura como ritmo musical, em diálogo com as ideias de Clebemilton Nascimento, entre outros autores. Em relação ao segundo tema, abordam-se as questões acerca da educação e cultura a partir das ideias de Maria Candau e Ângelo Salvador. Quanto ao último tema Teatro, gênero dominante na prática adotada a partir de improvisações e jogos teatrais. Aborda-se o potencial criativo a partir das ideias de Fayga Ostrower, articuladas com a metodologia orientada pela Profª. Drª. Sonia Lucia Rangel.

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