As metodologias adotadas pelos professores em sala de aula vêm sendo muito discutida no meio acadêmico, pois seus métodos mostram ter efeitos positivos ou negativos na aprendizagem e no interesse dos alunos em um determinado assunto. Por tanto o objetivo desse trabalho é ressaltar a importância de inserir aulas dinamizadas no ensino da biodiversidade através do seu contexto em sala de aula. A pesquisa foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, localizada no município de Goiana-PE, em duas turmas de segundo ano, totalizando 76 alunos com faixa etárias entre 15 e 18 anos. Inicialmente foi realizado um pequeno diálogo sobre o tema biodiversidade, após foi aplicada uma tabela, contendo afirmações sobre a biodiversidade, e cada aluno assinalou uma das alternativa entre discordo parcialmente, discordo totalmente, concordo parcialmente e concordo totalmente para cada afirmação feita. Também houve um espaço onde alguns dos alunos acrescentaram sua opinião. Depois da análise das tabelas, observou-se que o assunto de biodiversidade é desejado pelos alunos, porém também almejavam por aulas mais dinamizadas, e com mais contato prático ou até mesmo através de multimídias para visualização de maior quantidade de seres vivos. Em relação à avaliação, muitos não se importam em serem avaliados por prova escrita, porém, outros preferem que a prova escrita não seja o único meio de analisar seus conhecimentos.