O artigo teve por objetivo geral “analisar o processo de transesterificação de óleos e gorduras residuais via rota etílica para a produção de biodiesel, utilizando-o como um instrumento temático para a inserção na Educação Ambiental”. Pesquisou-se sobre OGRs, biodiesel, rota etílica e Educação Ambiental. Sendo assim, se fez necessário abordar acerca do conceito e em alguns casos a gênese, evolução histórica e utilização. Quanto à metodologia, optou-se pela revisão bibliográfica e análise documental. A Educação Ambiental foi abordada a partir de um contexto teórico e normativo, apresentando-se como uma das referências legislativas, o arcabouço da Constituição Federal (CF). Em síntese, os diferentes fundamentos teóricos auxiliaram na contextualização do biodiesel e da Educação Ambiental. Neste sentido, foi possível analisar que a Educação ambiental, com seu caráter interdisciplinar demonstrou ser uma estratégia fundamental para a conscientização do cidadão em todos os níveis de ensino. A produção do biodiesel tornou-se indispensável para um viés sustentável, pois o diesel convencional possui um nível de poluição atmosférica elevado para a natureza, sendo que a geração desse biocombustível via rota etílica, pode ser considerado como uma rota verde, uma vez que os OGRs provavelmente teriam um destino ambientalmente incorreto.