Este artigo trata da repercussão da ludicidade no desempenho dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O mesmo, objetivou analisar as práticas lúdicas que favorecem o desenvolvimento das crianças e estimulam o interesse no processo de aprendizagem. A ludicidade é vista hoje como uma ferramenta de engrenagem primordial no processo de ensino aprendizagem no âmbito das intituições escolares. Atualmente, embora muitos professores vejam de forma diferente, o trabalho com o lúdico é indispensável no meio educacional, uma vez que as crianças aprendem brincando e brincando são felizes. O brincar por si só é uma ferramenta que transmite alegria, diversão, entretenimento, práticas de emoções e de construção do conhecimento, além de fazer com que a criança aprenda não só com o professor, mas também através da interação com outras crianças. A metodologia utilizada foi qualitativa, de cunho bibliográfico, complementada por uma pesquisa de campo realizada com professores do Município de Morrinhos-CE, onde se utilizou como método observação e questionário aberto. Diante dos resultados encontrados, observou-se que a ludicidade traz benefícios extremamente positivos no desempenho dos alunos, por aprimorar a atenção, imaginação, interação, memória, dentre outras. E ainda desenvolve determinadas competências relacionadas à interação, consequentemente faz com que a criança se sinta motivada para aprender de forma prazerosa e assim, evoluir no processo de ensino-aprendizagem.