Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FINANCEIRA, MATEMÁTICA FINANCEIRA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, AMBIENTES DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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      campo educacional. Sendo assim, é necessário discutir e investigar como a temática vem sendo tratada\r\n
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      foco na prática docente. Nosso objetivo foi verificar como acontece a abordagem de uma atividade de\r\n
      Matemática Financeira (MF) com elementos de EF por uma professora de Matemática no Ensino\r\n
      Médio a partir dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica e destacar quais as\r\n
      relações estabelecidas durante a prática. Percebemos que não é suficiente que as atividades de MF\r\n
      apresentem potenciais para uma discussão de elementos da EF, é preciso que a prática em sala de aula\r\n
      também aconteça nesta direção. Defendemos a importância de um processo de formação de\r\n
      professores sobre EF e as possibilidade de relação e aproximação com os conteúdos da MF para que as\r\n
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      pagamento ou em qual situação hipotética de empréstimo vamos pagar menos juros, deixando de\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Educação Financeira (EF) é uma temática recente se considerarmos sua abordagem no campo educacional. Sendo assim, é necessário discutir e investigar como a temática vem sendo tratada em sala de aula. No presente estudo, buscamos observar a EF durante as aulas de Matemática com foco na prática docente. Nosso objetivo foi verificar como acontece a abordagem de uma atividade de Matemática Financeira (MF) com elementos de EF por uma professora de Matemática no Ensino Médio a partir dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica e destacar quais as relações estabelecidas durante a prática. Percebemos que não é suficiente que as atividades de MF apresentem potenciais para uma discussão de elementos da EF, é preciso que a prática em sala de aula também aconteça nesta direção. Defendemos a importância de um processo de formação de professores sobre EF e as possibilidade de relação e aproximação com os conteúdos da MF para que as situações financeiras não sejam abordadas apenas na perspectiva de identificar a melhor forma de pagamento ou em qual situação hipotética de empréstimo vamos pagar menos juros, deixando de discutir as questões sociais, políticas, culturais, éticas e ambientais que a temática possibilita.

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