A educação emocional é uma ferramenta que está sendo utilizada nas salas de aulas diversas para que o indivíduo possa trabalhar as suas emoções de forma a melhorar seu desempenho acadêmico assim como desenvolver um melhor relacionamento intrapessoal e interpessoal, validando sua posição como cidadão que convive em sociedade, que terá ou tem uma função social nessa mesma sociedade. Objetivos: O objetivo geral deste trabalho é analisar como os professores da educação infantil e do ensino fundamental estão trabalhando a educação emocional em sala de aula. De maneira específica identificar como os professores da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais trabalham a educação emocional; conhecer quais os recursos didáticos são utilizados para desenvolver esta prática; entender a visão que estes professores têm da educação emocional. Metodologia: Foi seguido as seguintes fases: 1- elaboração de questionário com questões objetivas e subjetivas, 2- realizada a escolha da escola para desenvolver a pesquisa, 3- após esta escolha foi distribuído o material impresso para ser respondido pelos professoras da educação infantil e anos iniciais do fundamental, 4- em seguida à esta etapa foram recolhidos os questionários, 5- assim foram colhidos os dados e transportados para gráficos facilitando a quantificação do que foi extraído, de maneira a facilitar o entendimento do exposto pelos entrevistados. 6- desenvolvimento de resultados e discussão em cima dos dados coletados para analisar o teor da pesquisa. Considerações Finais: Ainda hoje notamos que muitos dos educadores ainda não conhecem diretamente a educação emocional, vivendo o discurso que o papel da escola é educar em termos de letramento, uma educação formal e não direcionar, ou desenvolver no indivíduo a emoção de forma positiva.