Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, ESTÁGIO, DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48080
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1379
    "inscrito_id" => 1818
    "titulo" => "O ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente trabalho discuti as contribuições do estágio em Formação de Formadores, último estágio do currículo do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, para a formação inicial do futuro profissional pedagogo, que terá como uma das muitas funções da profissão oferecer formação continuada aos professores atuantes na educação básica. O trabalho teve como objetivo analisar a importância do Estágio em Formação de Formadores no processo de formação inicial dos futuros profissionais da educação. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, como instrumento para o levantamento de dados, elegeu-se a observação, pesquisa bibliográfica que possibilitou um conhecimento teórico mais aprofundado sobre as reflexões acerca do tema em questão e a entrevista semiestruturada por oferecer maior liberdade ao entrevistado na expressão de opiniões, feita com discentes que já concluíram o estágio. Constatou-se a partir da análise dos dados que o Estágio contribui de maneira significativa na formação inicial dos alunos, futuros pedagogos, dando aos discentes a oportunidade de conhecer o ambiente escolar, suas problemáticas e seu funcionamento, trocar informações e experiências com professores, gestores, bem como relacionar a teoria à prática estudada em períodos anteriores. Conclui-se, portanto, que o Estágio em Formação de Formadores tem cumprindo o seu papel de permitir que os alunos tenham a vivência do contexto escolar, enfrentando suas problemáticas, permitindo aos alunos e alunas do curso a superação dos desafios propostos, bem como dos medos iniciais inerentes a entrada da/o estagiaria/o no campo de estágio e assim desenvolvam uma prática docente orientada na visão crítico-reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, ESTÁGIO, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1818_05092018113037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERCLEIA DE JESUS SOUSA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "VANDERCLEIA"
    "autor_email" => "vd-marti@bol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48080
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1379
    "inscrito_id" => 1818
    "titulo" => "O ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente trabalho discuti as contribuições do estágio em Formação de Formadores, último estágio do currículo do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, para a formação inicial do futuro profissional pedagogo, que terá como uma das muitas funções da profissão oferecer formação continuada aos professores atuantes na educação básica. O trabalho teve como objetivo analisar a importância do Estágio em Formação de Formadores no processo de formação inicial dos futuros profissionais da educação. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, como instrumento para o levantamento de dados, elegeu-se a observação, pesquisa bibliográfica que possibilitou um conhecimento teórico mais aprofundado sobre as reflexões acerca do tema em questão e a entrevista semiestruturada por oferecer maior liberdade ao entrevistado na expressão de opiniões, feita com discentes que já concluíram o estágio. Constatou-se a partir da análise dos dados que o Estágio contribui de maneira significativa na formação inicial dos alunos, futuros pedagogos, dando aos discentes a oportunidade de conhecer o ambiente escolar, suas problemáticas e seu funcionamento, trocar informações e experiências com professores, gestores, bem como relacionar a teoria à prática estudada em períodos anteriores. Conclui-se, portanto, que o Estágio em Formação de Formadores tem cumprindo o seu papel de permitir que os alunos tenham a vivência do contexto escolar, enfrentando suas problemáticas, permitindo aos alunos e alunas do curso a superação dos desafios propostos, bem como dos medos iniciais inerentes a entrada da/o estagiaria/o no campo de estágio e assim desenvolvam uma prática docente orientada na visão crítico-reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, ESTÁGIO, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1818_05092018113037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERCLEIA DE JESUS SOUSA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "VANDERCLEIA"
    "autor_email" => "vd-marti@bol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho discuti as contribuições do estágio em Formação de Formadores, último estágio do currículo do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, para a formação inicial do futuro profissional pedagogo, que terá como uma das muitas funções da profissão oferecer formação continuada aos professores atuantes na educação básica. O trabalho teve como objetivo analisar a importância do Estágio em Formação de Formadores no processo de formação inicial dos futuros profissionais da educação. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, como instrumento para o levantamento de dados, elegeu-se a observação, pesquisa bibliográfica que possibilitou um conhecimento teórico mais aprofundado sobre as reflexões acerca do tema em questão e a entrevista semiestruturada por oferecer maior liberdade ao entrevistado na expressão de opiniões, feita com discentes que já concluíram o estágio. Constatou-se a partir da análise dos dados que o Estágio contribui de maneira significativa na formação inicial dos alunos, futuros pedagogos, dando aos discentes a oportunidade de conhecer o ambiente escolar, suas problemáticas e seu funcionamento, trocar informações e experiências com professores, gestores, bem como relacionar a teoria à prática estudada em períodos anteriores. Conclui-se, portanto, que o Estágio em Formação de Formadores tem cumprindo o seu papel de permitir que os alunos tenham a vivência do contexto escolar, enfrentando suas problemáticas, permitindo aos alunos e alunas do curso a superação dos desafios propostos, bem como dos medos iniciais inerentes a entrada da/o estagiaria/o no campo de estágio e assim desenvolvam uma prática docente orientada na visão crítico-reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.