Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA: DESAFIOS E BEM-ESTAR NO TRABALHO DOCENTE

Palavra-chaves: TRABALHO DOCENTE, DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE, PROFESSOR DE MATEMÁTICA, ESCOLA INDÍGENA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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      Rebolo, Tardif e Lessard, Basso, Fiorentini, D’Ambrósio, Nascimento, Moraes e Galiazzi, entre\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo trata dos desafios no trabalho de professores de Matemática não indígenas que atuam em escolas indígenas no município de Dourados/MS, por meio das vozes dos sujeitos participantes da pesquisa de Tese intitulada “O trabalho de professores não indígenas de matemática no contexto da escola indígena: olhares para (im)possibilidades de bem-estar/mal-estar docente”. Trata-se de um recorte e de parte dos resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar as (im)possibilidades de construção do bem-estar no trabalho de professores de Matemática não indígenas, que atuam em escola indígena. Utilizou-se da abordagem qualitativa de pesquisa e os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e de entrevista semiestruturada. O aporte teórico está baseado em autores como Nóvoa, Cziksentmihalyi, Jesus, Jesus e Santos, Esteve, Rebolo, Tardif e Lessard, Basso, Fiorentini, D’Ambrósio, Nascimento, Moraes e Galiazzi, entre outros. A Análise Textual Discursiva – ATD foi utilizada como método de análise. Os sujeitos da pesquisa foram sete professores de Matemática não indígenas que atuam em escolas indígenas da Reserva Indígena de Dourados – RID, no município de Dourados, estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados apontam, por meio das vozes dos sujeitos da pesquisa, que esses professores, apesar de enfrentarem dificuldades e desafios presentes no cotidiano da sala de aula, criam estratégias de enfrentamento das situações vivenciadas no cotidiano do trabalho docente.

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