PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA
INDÍGENA: DESAFIOS E BEM-ESTAR NO TRABALHO DOCENTE
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Trata-se de um\r\n recorte e de parte dos resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar as\r\n (im)possibilidades de construção do bem-estar no trabalho de professores de Matemática não\r\n indígenas, que atuam em escola indígena. Utilizou-se da abordagem qualitativa de pesquisa e os dados\r\n foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e de entrevista semiestruturada. O\r\n aporte teórico está baseado em autores como Nóvoa, Cziksentmihalyi, Jesus, Jesus e Santos, Esteve,\r\n Rebolo, Tardif e Lessard, Basso, Fiorentini, D’Ambrósio, Nascimento, Moraes e Galiazzi, entre\r\n outros. A Análise Textual Discursiva – ATD foi utilizada como método de análise. Os sujeitos da\r\n pesquisa foram sete professores de Matemática não indígenas que atuam em escolas indígenas da\r\n Reserva Indígena de Dourados – RID, no município de Dourados, estado do Mato Grosso do Sul. Os\r\n resultados apontam, por meio das vozes dos sujeitos da pesquisa, que esses professores, apesar de\r\n enfrentarem dificuldades e desafios presentes no cotidiano da sala de aula, criam estratégias de\r\n enfrentamento das situações vivenciadas no cotidiano do trabalho docente. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. 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