O TEATRO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48288 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3228 "inscrito_id" => 2334 "titulo" => "O TEATRO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos a experiência didática vivenciada por alunos do ensino superior da licenciatura em química do Instituto Federal de Pernambuco- campus Vitória de Santo Antão. Trata-se da interligação entre Química e arte que se retrata através da história da ciência. Teve como objetivo analisar o efetivo processo de aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar correlacionando os saberes disciplinares na construção do conhecimento nas áreas de Química, arte e história e identificar os possíveis problemas enfrentados nessa abordagem. O trabalho foi desenvolvido e apresentado por alunos da turma do V período da licenciatura em química da referida instituição. Numa época em que se recorre frequentemente a metodologias de ensino diversificadas (principalmente no que se diz respeito às ciências naturais) com o intuito de motivar os estudantes no desenvolver do processo de ensino e /aprendizagem, torna-se oportuno também recorrer a ferramenta teatral como auxiliadora nesse processo. O teatro é tido como elemento motivador de uma perspectiva de ensino voltada para a interdisciplinaridade, o que coloca em exposição os pressupostos previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) 9.394/96. Em particular, pretende-se saber o impacto que a peça teatral intitulada A evolução dos modelos atômicos provocaria nos alunos que a ela assistiriam, nas questões que se relacionam com a história da Química, os conceitos e a motivação para a disciplina. A referida peça foi encenada pelos graduandos envolvidos nesse trabalho. Após terem assistido à apresentação foi solicitado aos alunos graduandos da turma que a assistiram que discutissem acerca do que foi apresentado apontando as contribuições do teatro de caráter científico para as questões que envolvem os conhecimentos de Química. Os estudantes licenciando apresentaram a partir das discussões e de questões elaboradas previamente, suas análises e perspectivas sobre o teatro de caráter científico. Destacaram, portanto, as contribuições e os cuidados, reflexões importantes a serem tomadas antes do uso desse recurso didático e consequentemente a inserção desse na metodologia do ensino de Química. Os resultados obtidos apontam que os estudantes consideram relevante e interessante uma aula que se correlacione com outras áreas do conhecimento e extrapole a dimensão abstrata na compreensão dos assuntos trabalhados em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TEATRO CIENTÍFICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID2334_11092018224825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA LIMA" "autor_email" => "srmarialima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48288 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3228 "inscrito_id" => 2334 "titulo" => "O TEATRO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos a experiência didática vivenciada por alunos do ensino superior da licenciatura em química do Instituto Federal de Pernambuco- campus Vitória de Santo Antão. Trata-se da interligação entre Química e arte que se retrata através da história da ciência. Teve como objetivo analisar o efetivo processo de aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar correlacionando os saberes disciplinares na construção do conhecimento nas áreas de Química, arte e história e identificar os possíveis problemas enfrentados nessa abordagem. O trabalho foi desenvolvido e apresentado por alunos da turma do V período da licenciatura em química da referida instituição. Numa época em que se recorre frequentemente a metodologias de ensino diversificadas (principalmente no que se diz respeito às ciências naturais) com o intuito de motivar os estudantes no desenvolver do processo de ensino e /aprendizagem, torna-se oportuno também recorrer a ferramenta teatral como auxiliadora nesse processo. O teatro é tido como elemento motivador de uma perspectiva de ensino voltada para a interdisciplinaridade, o que coloca em exposição os pressupostos previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) 9.394/96. Em particular, pretende-se saber o impacto que a peça teatral intitulada A evolução dos modelos atômicos provocaria nos alunos que a ela assistiriam, nas questões que se relacionam com a história da Química, os conceitos e a motivação para a disciplina. A referida peça foi encenada pelos graduandos envolvidos nesse trabalho. Após terem assistido à apresentação foi solicitado aos alunos graduandos da turma que a assistiram que discutissem acerca do que foi apresentado apontando as contribuições do teatro de caráter científico para as questões que envolvem os conhecimentos de Química. Os estudantes licenciando apresentaram a partir das discussões e de questões elaboradas previamente, suas análises e perspectivas sobre o teatro de caráter científico. Destacaram, portanto, as contribuições e os cuidados, reflexões importantes a serem tomadas antes do uso desse recurso didático e consequentemente a inserção desse na metodologia do ensino de Química. Os resultados obtidos apontam que os estudantes consideram relevante e interessante uma aula que se correlacione com outras áreas do conhecimento e extrapole a dimensão abstrata na compreensão dos assuntos trabalhados em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TEATRO CIENTÍFICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID2334_11092018224825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA LIMA" "autor_email" => "srmarialima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }