O presente trabalho busca compreender as interferências das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no âmbito escolar, sobretudo as que professores e alunos dispõem para seu uso, tanto dentro ou fora do ambiente escolar. Estas ferramentas vêm sendo inseridas a bastante tempo na educação, como forma de contribuir e serem constructo do processo de ensino/aprendizagem, com a imersão de fatores externos, no caso a tecnologia de informação, para que através delas os alunos se sintam familiarizados aos conteúdos que serão ministrados com o auxílio dessas novas tecnologias. A medida que as gerações passam, novas descobertas e tecnologias surgem, e é importante no que diz respeito à educação em sala de aula, que estas tecnologias e ferramentas sejam inseridas no meio escolar, pois se estabelecem como importantes facilitadoras ao mediador/professor no processo de ensino e aprendizagem. Aqui, será tratado/exposto além da importância das ferramentas, a investigação da forma que se dá essas dinâmicas entre alunos do Ensino Fundamental 1, em uma escola da rede de ensino da cidade de Piaçabuçu/AL. Utilizamos de questionários semiestruturados com uma análise de cunho probabilístico intencional, da qual participaram os professores de Ciências e os alunos da escola, ministrados nos turnos Matutino e Vespertino. Balizam as contribuições teóricas deste estudo os trabalhos de DOMINGUES (2015), MORAES (1996): DUARTE (2008), CASTELLS (2005), CAROLEI; LOWE (2006), CARVALHO (2003) e LIBÂNEO (2012).