Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DO PROFESSOR INOVADOR: REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCADOR, DESAFIOS, REFLEXIVO Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46905
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1770
    "inscrito_id" => 9780
    "titulo" => "DESAFIOS DO PROFESSOR INOVADOR: REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A educação é um dos grandes responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento e construção de um país, no entanto, se a mesma não atingir a transformação necessária na vida dos educandos, ela se torna um desafio para profissionais da educação, gestores, comunidade e para as políticas públicas. As estatísticas revelam uma educação brasileira frágil e deficiente, com dificuldades em estrutura física, formação docente e uma escola descontextualizada com a realidade social, cultural e tecnológica. Nesse cenário, as práticas pedagógicas são ainda mais fundamentais no processo de construção da aprendizagem e na formação de alunos que exerçam sua cidadania para o desenvolvimento de uma sociedade reflexiva. A presente pesquisa possui o objetivo de refletir sobre o papel do educador no cenário atual da educação brasileira, sua prática pedagógica e os desafios a ela relacionados. Constitui de natureza descritiva e exploratória com o objetivo de buscar exposições e reflexões das principais dificuldades da prática pedagógica numa perspectiva inovadora, os desafios do educador crítico-reflexivo do próprio fazer pedagógico, as contribuições da identidade, contextualização e a da profissionalização docente e os desafios epistemológicos, em revisão bibliográfica e em vivência reflexiva como educadora em Escola Estadual “São José do Rio Claro” de ensino médio, localizada na cidade com mesmo nome em MT. Concluí-se dessa forma que refletir sobre o papel do professor na construção de uma escola reflexiva, igualitária, justa e comprometida com a formação de seus educandos, é o primeiro passo para realizar a transformação necessária na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCADOR, DESAFIOS, REFLEXIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID9780_08092018163349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANE PAGOTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANE"
    "autor_email" => "lucianepagoto@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46905
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1770
    "inscrito_id" => 9780
    "titulo" => "DESAFIOS DO PROFESSOR INOVADOR: REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A educação é um dos grandes responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento e construção de um país, no entanto, se a mesma não atingir a transformação necessária na vida dos educandos, ela se torna um desafio para profissionais da educação, gestores, comunidade e para as políticas públicas. As estatísticas revelam uma educação brasileira frágil e deficiente, com dificuldades em estrutura física, formação docente e uma escola descontextualizada com a realidade social, cultural e tecnológica. Nesse cenário, as práticas pedagógicas são ainda mais fundamentais no processo de construção da aprendizagem e na formação de alunos que exerçam sua cidadania para o desenvolvimento de uma sociedade reflexiva. A presente pesquisa possui o objetivo de refletir sobre o papel do educador no cenário atual da educação brasileira, sua prática pedagógica e os desafios a ela relacionados. Constitui de natureza descritiva e exploratória com o objetivo de buscar exposições e reflexões das principais dificuldades da prática pedagógica numa perspectiva inovadora, os desafios do educador crítico-reflexivo do próprio fazer pedagógico, as contribuições da identidade, contextualização e a da profissionalização docente e os desafios epistemológicos, em revisão bibliográfica e em vivência reflexiva como educadora em Escola Estadual “São José do Rio Claro” de ensino médio, localizada na cidade com mesmo nome em MT. Concluí-se dessa forma que refletir sobre o papel do professor na construção de uma escola reflexiva, igualitária, justa e comprometida com a formação de seus educandos, é o primeiro passo para realizar a transformação necessária na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCADOR, DESAFIOS, REFLEXIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID9780_08092018163349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANE PAGOTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANE"
    "autor_email" => "lucianepagoto@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A educação é um dos grandes responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento e construção de um país, no entanto, se a mesma não atingir a transformação necessária na vida dos educandos, ela se torna um desafio para profissionais da educação, gestores, comunidade e para as políticas públicas. As estatísticas revelam uma educação brasileira frágil e deficiente, com dificuldades em estrutura física, formação docente e uma escola descontextualizada com a realidade social, cultural e tecnológica. Nesse cenário, as práticas pedagógicas são ainda mais fundamentais no processo de construção da aprendizagem e na formação de alunos que exerçam sua cidadania para o desenvolvimento de uma sociedade reflexiva. A presente pesquisa possui o objetivo de refletir sobre o papel do educador no cenário atual da educação brasileira, sua prática pedagógica e os desafios a ela relacionados. Constitui de natureza descritiva e exploratória com o objetivo de buscar exposições e reflexões das principais dificuldades da prática pedagógica numa perspectiva inovadora, os desafios do educador crítico-reflexivo do próprio fazer pedagógico, as contribuições da identidade, contextualização e a da profissionalização docente e os desafios epistemológicos, em revisão bibliográfica e em vivência reflexiva como educadora em Escola Estadual “São José do Rio Claro” de ensino médio, localizada na cidade com mesmo nome em MT. Concluí-se dessa forma que refletir sobre o papel do professor na construção de uma escola reflexiva, igualitária, justa e comprometida com a formação de seus educandos, é o primeiro passo para realizar a transformação necessária na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Maira Luciene

    Os desafios são numerosos, o texto nos faz refletir e contribui para a nossa prática pedagógica.

    18/05/2023 10:26:51
  • Ana Maria Teixeria

    Concordo.

    18/05/2023 08:06:36

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.