Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O MUNDO DO TRABALHO E SUAS RESSONÂNCIAS NO SISTEMA MODULAR DE ENSINO (SOME) NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA

Palavra-chaves: SABERES SOCIAIS, EDUCAÇÃO, JUVENTUDE Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho bibliográfico busca analisar o desenvolvimento do Ensino Médio na zona rural do município de Cametá-PA, partindo do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME – da Secretaria Estadual de Educação, investigando suas implicações no contexto a qual faz parte, levando em consideração as Metamorfoses do Mundo do Trabalho, o contexto político, econômico e cultural da sociedade, mediado pelo avanço da ciência e da tecnologia, e quanto isso interfere nas relações de educação e trabalho. Para compreendermos o exposto faz-se necessário remeter-se à concepção de trabalho que vem sendo construída e alterada ao longo da história de acordo com a visão de mundo vigente em cada sociedade. Entende-se que a educação atualmente corresponde a uma visão predominantemente capitalista de produção. A pesquisa mostra o processo histórico da modalidade de ensino- SOME e como o processo político atinge essa etapa da educação básica, a qual passa por constantes processos de mudanças e reformas, por disputas de interesses.

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