A presente pesquisa teve como base o estudo qualitativo da metodologia utilizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) em Iguatu-CE. Buscamos identificar as contribuições que o CEJA oferece aos alunos por meio de uma educação que se preocupa com a inclusão dos que ficaram fora do processo educacional na idade “certa”. Além de analisar os princípios que norteiam as práticas pedagógicas que encontram-se articuladas ao processo de construção do conhecimento buscando contribuir para a formação do aluno enquanto produtor de conhecimento. Dessa forma, o trabalho foi realizado por meio de observações nas salas de aula e coleta de dados pesquisados nos documentos da escola, onde identificamos os resultados apresentados na modalidade semipresencial de Educação a Distância, referente ao ano de 2018. Apesar de ser vista de forma inferior, os resultados mostram que a metodologia oferecida no CEJA, cumpre com a função de aprender, ensinar e educar, além de ter uma postura acolhedora, paciente e individualizada. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9394/96, dois artigos, delimitam os responsáveis por essa educação e as possibilidades propiciadas dentro dessa modalidade de ensino. Nesse estudo analisamos os resultados quantitativos de aprovações e reprovações nas áreas de conhecimentos relativas ao primeiro semestre do ano de 2018, percebendo-se a importância de uma metodologia voltada para o principal ator no processo educacional: o aluno, colaborando para produzir um sujeito incluído socialmente, politicamente, visando assim a sua condução para galgar mais degraus no caminho da educação.