CRIPTOGRAFIA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS POTENCIALIDADES COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46860 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3124 "inscrito_id" => 944 "titulo" => "CRIPTOGRAFIA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS POTENCIALIDADES COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A escola básica precisa de um tema que traga significado e interesse do alunado, que também possibilite desenvolver conteúdos novos e clássicos da matemática no nível de escolaridade em que se está trabalhando. Esta necessidade está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) onde diz que é preciso existir contextualização nos conteúdos ensinados, pois todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto, ou seja, entre o aluno e a matéria, assim se o conhecimento é trabalhado do modo contextualizado a escola irá retirar o aluno da sua condição de expectador passivo e fazer com que ele se interesse mais pelo conteúdo (BRASIL, 1997). Podemos notar que a matemática se relaciona com vários outros campos científicos, como a tecnologia e o pensamento computacional. Bem como a matemática, o pensamento computacional e a tecnologia são importantes para o ensino médio, corpo científico e toda sociedade. Com isso, e tendo em mente que um dos conteúdos matemáticos posto pelos PCNs a ser ensinado no ensino médio é a função afim, diante do que foi exposto, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais as potencialidades da Criptografia como ferramenta didática no ensino e aprendizagem da função afim?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA, CRIPTOGRAFIA, FUNÇÃO AFIM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID944_10092018234502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENAIDE APOLONIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSENAIDE" "autor_email" => "naydeolliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46860 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3124 "inscrito_id" => 944 "titulo" => "CRIPTOGRAFIA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS POTENCIALIDADES COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A escola básica precisa de um tema que traga significado e interesse do alunado, que também possibilite desenvolver conteúdos novos e clássicos da matemática no nível de escolaridade em que se está trabalhando. Esta necessidade está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) onde diz que é preciso existir contextualização nos conteúdos ensinados, pois todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto, ou seja, entre o aluno e a matéria, assim se o conhecimento é trabalhado do modo contextualizado a escola irá retirar o aluno da sua condição de expectador passivo e fazer com que ele se interesse mais pelo conteúdo (BRASIL, 1997). Podemos notar que a matemática se relaciona com vários outros campos científicos, como a tecnologia e o pensamento computacional. Bem como a matemática, o pensamento computacional e a tecnologia são importantes para o ensino médio, corpo científico e toda sociedade. Com isso, e tendo em mente que um dos conteúdos matemáticos posto pelos PCNs a ser ensinado no ensino médio é a função afim, diante do que foi exposto, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais as potencialidades da Criptografia como ferramenta didática no ensino e aprendizagem da função afim?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA, CRIPTOGRAFIA, FUNÇÃO AFIM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID944_10092018234502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENAIDE APOLONIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSENAIDE" "autor_email" => "naydeolliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }