A aprendizagem da lógica, e consequentemente o desenvolvimento do raciocínio lógico faz com que o pensamento proceda e se articule coerentemente, a fim de chegar a conhecimentos logicamente dedutivos, auxiliando na compreensão de conceitos básicos, na verificação formal da construção de textos e frases com foco na argumentação e, logicamente, o entendimento dos conteúdos. Apesar de a matemática não ser a principal responsável pelo desenvolvimento do raciocínio lógico, ela é um terreno bastante promissor para isso. Neste sentido, o presente trabalho versa sobre uma pesquisa em andamento ligada a um projeto de pesquisa de iniciação científica, o qual tem como principal objetivo apontar a importância do uso do raciocínio lógico matemático, como modo de estudar, aprender e ensinar matemática, desde a infância, mostrando a importância deste para a vida cotidiana das pessoas, bem como para o desenvolvimento dos estudos matemáticos no decorrer da vida. Metodologicamente, este é um estudo bibliográfico. A síntese que apresentamos permitiu evidenciar a importância de estratégias metodológicas que visem estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico pelos alunos desde a infância. Para isto é fundamental que os alunos compreendam e raciocinem sobre o que está sendo proposto e que aprendam e não somente decorem e apliquem fórmulas. Do mesmo modo, as metodologias de ensino que trabalhem o raciocínio lógico desde os primeiros anos escolares devem ser aplicadas amplamente para que em estudos mais aprofundados sejam dirimidas as dificuldades na aprendizagem da matemática.