O TREINAMENTO CEREBRAL E A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA: UMA PERSPECTIVA TECNOLÓGICA REFLETIDA NA APRENDIZAGEM DO IDOSO
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Utilizamos como metodologia o estudo de caso múltiplo, descritivo, numa abordagem qualitativa para compreender o comportamento dos indivíduos, antes, durante e após as atividades proporcionadas, visando a autonomia em suas atividades cotidianas. As observações geradas durante a realização do experimento apontaram para diversas possibilidades, dentre elas a percepção de si do sujeito e mudança de pensamento, a manutenção cognitiva que gerou melhorias em suas funções como memória e atenção. Percebeu-se ainda, a influência do contexto biopsicossocial, onde biologicamente o envelhecer acarreta em declínio cognitivo devido à maturação do organismo. No processo de ensino-aprendizagem, é importante a relação da afetividade entre o profissional e o idoso, sujeito capaz de aprender e de desenvolver autonomia em sua rotina, além de adquirir novos conhecimentos, há a ocupação do tempo ocioso e estes adquirem confiança em lidar com as mídias digitais. 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