SILVA, Suely Marilene Da. Relações étnico-raciais na eja: uma reflexão da pràxis pedagògica. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48896>. Acesso em: 23/12/2024 03:55
Este trabalho teve como objetivo buscar descrever e analisar alguns procedimentos pedagógicos que levam as atitudes discriminatórias em relação aos alunos negros em sala de aula e na família. Sustento o conteúdo com uma pesquisa cujos fundamentos foram extraídos de grandes autores em suas referências, a partir das considerações destes autores analisei seus procedimentos históricos veiculados em livros investigativos e paradidáticos. Da mesma forma, um grande contingente de jovens e adultos, no mais das vezes oriundos de setores mais carentes da população, viu-se excluídos ou afastados do ambiente escolar, porém, as políticas voltadas para a Educação elaboraram nas últimas décadas um programa que têm por objetivo estender a educação até esse público, qual seja a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada em uma escolas do Ensino publico da região Metropolitana do Recife no total de 51 alunos, 4 professores e coordenadores, comunidade escolar .Observa-se que a pesquisa demonstrou a valorização do negro e sua origem, fazendo com isso uma ligação entre o trabalho do professor em sala de aula e os métodos pedagógicos para uma socialização entre o branco e o negro, ensinando-os respeito em convivência na escola, família e sociedade.