RESUMO
O trabalho parte de observação do ensino de química através da aula teórica, incluindo jogos
didáticos como ferramenta significativa, tornando essa tarefa mais fácil e agradável, no ensino
do comportamento dos gases com caminhos rumo a aprendizagem significativa no ensino
médio: Objetiva-se o desenvolvimento deste trabalho para verificar a importância de atividades
lúdicas no ensino de Química .Considerando que o professor é o mediador desse processo na
sala de aula, a fim de torna-lo atrativo, claro e mais dinâmico, facilitando a proximidade do
aluno com o conteúdo para o ensino-aprendizagem, como também favorecem a interação entre o
aluno e o professor. Neste trabalho é apresentado uma proposta de atividade usando jogos
didáticos relacionados ao conteúdo de estudos dos gases aplicados a estudantes da escola Centro
de Ensino Norma Suely localizado no município de Açailândia, foi proposto a duas turmas de 2º
ano, para tanto procede-se, a metodologia usada de acordo com os dados obtidos, permite
concluir que há dificuldades de relacionar a teoria com a pratica. Foi aplicado um questionário
para professor e aos alunos, seguida de uma explanação oral sobre o assunto observando o
comportamento dos gases no dia a dia, e em seguida aplicação de jogos para que
compreendessem os conteúdos de estudos dos gases. Após a aplicação dos jogos, foi observado
que a metodologia demonstrou-se ser satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor
compreensão dos conteúdos demonstrando o caráter lúdico da proposta.